Geral #verificamos

#Verificamos: São falsas frases de Boulos, Freixo e Maria do Rosário dizendo que Lázaro foi perseguido injustamente

Por Luciana Pombo

29/06/2021 às 18:43:38 - Atualizado há

A informação analisada pela Lupa é falsa. Por meio de sua assessoria de imprensa, Guilherme Boulos respondeu, via WhatsApp, que jamais disse a frase que circula pelo Facebook e pelo WhatsApp. Também não há nenhum registro de qualquer afirmação sobre Lázaro Barbosa em suas redes sociais. Em entrevistas recentes ao Poder 360, OVale e Meon, que coincidiram com os 20 dias de perseguição ao criminoso, Boulos falou apenas sobre temas nacionais, como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e o governo Bolsonaro, e as eleições de 2022. Ele também não mencionou o caso em sua coluna na Folha de S.Paulo.


“Maria do Rosário: "A direita com a desculpa dos supostos delitos do Lázaro, cria uma histeria em uma situação que não merece tanta atenção… tudo isto para a população querer se armar ou se revoltar contra o estatuto do desarmamento! Lázaro só precisa ir para a escola, mais um negro perseguido.'”

Frase atribuída a Maria do Rosário (PT-RS) em post no Facebook que, até as 15h de 29 de junho de 2021, tinha 14 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A deputada Maria do Rosário não fez a afirmação que circula pelas redes sociais. A assessoria de imprensa da parlamentar afirmou, pelo WhatsApp, que ela jamais deu essa declaração. Também não existe qualquer registro da frase em posts publicados por ela no último mês no Twitter, no Instagram ou no Facebook. Em seus discursos na Câmara dos Deputados em junho, ela também não falou sobre o caso. Entre os temas abordados estão a denúncia dos irmãos Miranda sobre a compra da vacina Covaxin, a demissão do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o Projeto de Lei nº 490/2007, que dificulta a demarcação de terras indígenas.


“Freixo: "Nossa comitiva de advogados já convenceu o CNJ de que Lázaro é uma vítima da perseguição policial aos negros! Ele merece tratamento humanizado!”

Frase atribuída a Marcelo Freixo (PSB-RJ) em post no Facebook que, até as 15h de 29 de junho de 2021, tinha 14 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Por meio de sua assessoria de imprensa, Marcelo Freixo disse que a imagem com a frase é mais uma notícia falsa espalhada por milícias digitais. “Eu jamais coloquei advogados da minha equipe à disposição de Lázaro e muito menos estive com o CNJ para falar do caso. Meu foco é trabalhar para ajudar a derrotar Bolsonaro e propor caminhos para tirar o Brasil e o Rio de Janeiro da crise que o presidente e seus aliados nos afundaram”, disse. Em suas redes sociais, o parlamentar também desmentiu o post.

Antes disso, ele só mencionou a palavra “Lázaro” no seu perfil no Twitter uma vez, em 20 de fevereiro de 2017, para comentar que havia assistido à peça “O Topo da Montanha”, estrelada por Lázaro Ramos e Taís Araújo. Não há menções a Lázaro Barbosa nas outras redes sociais do deputado ou em entrevistas recentes, em que ele conta principalmente por que migrou do PSOL para o PSB. Nos seus discursos na Câmara, também não há nenhuma referência ao criminoso.

Nota:? ?esta? ?reportagem? ?faz? ?parte? ?do? ??projeto? ?de? ?verificação? ?de? ?notícias?? ?no? ?Facebook.? ?Dúvidas? sobre? ?o? ?projeto?? ?Entre? ?em? ?contato? ?direto? ?com? ?o? ??Facebook?.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo