Geral

Paraná recebe na sexta-feira 60 mil doses de vacinas contra a covid-19 para crianças

Por Da Redação

13/01/2022 às 13:10:57 - Atualizado há
Foto: Américo Antonio/SESA

Chegam amanhã (14) ao Paraná as primeiras vacinas contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade. O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (13) o envio de 60 mil doses, o que corresponde a 5% do primeiro lote recebido pelo governo federal. A previsão é de que os imunizantes cheguem ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, por volta das oito horas da manhã.

Assim como as demais vacinas contra o coronavírus, o lote de imunizantes para crianças será enviado ao Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná). No local, é feito o registro e o armazenamento adequado. Na sequência, a Secretaria de Estado da Saúde prepara e executa o plano de distribuição para todas as regiões do estado.

Nas primeiras horas desta quinta-feira (13), o Brasil recebeu um lote com cerca de um milhão e 250 mil doses de vacinas da Pfizer/BioNTech para a faixa etária de cinco a 11 anos de idade. Elas têm composição diferente daquelas utilizadas para os maiores de 12 anos. Além disso, a dosagem recomendada é inferior: cada aplicação tem 0,2 mL, e não 0,3 mL, como é o padrão para adolescentes, adultos e idosos.

O geneticista Salmo Raskin destaca que o país perdeu tempo ao atrasar deliberadamente a imunização desta faixa-etária. No Paraná, desde o início da pandemia, a covid-19 já matou 127 crianças e adolescentes. Além de prevenir óbitos, o especialista lembra que a vacinação faz parte de uma estratégia mais ampla de controle epidemiológico:

A campanha de vacinação de crianças a partir de cinco anos deve iniciar pela população mais vulnerável. Segundo o PNI (Programa Nacional de Imunizações), serão contemplados com prioridade os grupos com comorbidades ou deficiências permanentes. Na sequência, indígenas e quilombolas. A terceira etapa contempla o grupo que convive com pessoas com alto risco para a covid-19, como os idosos. Por fim, a campanha passa a distribuir as doses por idade, dos mais velhos para os mais novos.

Ao todo, no Paraná, o PNI estima que 1.075.294 crianças estão elegíveis para a vacinação. Inicialmente, estão previstas duas doses do imunizante com um intervalo mínimo de aplicação de 21 dias.

O uso emergencial da vacina da Pfizer contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade foi aprovado pela Anvisa há quase um mês, no dia 16 de dezembro. No entanto, o processo de vacinação foi atrasado por uma série de medidas protelatórias do governo federal, incluindo uma inédita consulta pública para debater a decisão da Anvisa. Os episódios causaram desgaste e levaram a uma troca de acusações públicas entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres.

Reportagem: Angelo Sfair.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo