Geral Destaques

Abramed alerta para o risco de falta de insumos para testes de covid no país

Por Da Redação

13/01/2022 às 12:09:41 - Atualizado há
Em Maringá, as filas em farmácias que fazem o exame continuam grandes e algumas não têm mais testes. | Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

A nota técnica da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alerta para a necessidade de utilização criteriosa de testes de covid para evitar risco de redução de oferta de exames para detectar a doença.

Apesar de reconhecer que é importante testar toda a população para o controle epidemiológico, a Abramed diz que a exemplo do que ocorre em outros países, aqui também pode faltar insumo para testes tanto de PCR quanto de antígeno.

A nota orienta para que a prioridade seja: pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no  grupo de risco,  gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.

As filas em farmácias que fazem o teste continuam grandes. E muita gente que vai fazer o teste não tem sintomas. A dentista Maria Luiza Lagos voltou de viagem e quer fazer o teste para retomar o atendimento a pacientes, mas não tem qualquer sintoma. 

“Eu cheguei de viagem, vou voltar a atender e acho uma questão de segurança para meus pacientes e estou fazendo. Não tenho sintoma nenhum, mas é mais por segurança mesmo. […] O que eu tenho visto é que muitas pessoas que não tem sintomas estão acabando positivando e como eu lido com o público, eu tenho que respeitar meu paciente”, afirma a dentista.

E já faltam testes em Maringá. Um laboratório de diagnósticos médicos informou que não tem mais o teste de antígeno, ou teste rápido. Mas a oferta do exame PCR, o molecular, está normal. O produtor musical Moracy Jacques Junior ia fazer o teste numa farmácia, a terceira que ele procurou. Nas outras não havia mais testes disponíveis.

“Voltei da praia, fiz o exame quando voltei e deu negativo. Mas agora pessoas próximas a mim tiveram o exame positivo e eu, mesmo sem sintomas, vou fazer porque como eu estou andando, estou trabalhando, pode ser que eu esteja assintomático, eu prefiro fazer para ter a certeza de que eu posso trabalhar normal, sem transmitir para ninguém”, explica o produtor musical.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 35 mil testes de Covid-19 entre o dia 1º e 10 de janeiro. A CBN Maringá questionou o estoque de testes disponíveis e perguntou se há contratos com fornecedores para mais remessas; e aguarda um retorno.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania