Geral Maringá

Procura por vacinas contra a gripe em clínicas particulares aumenta

Por Da Redação

03/01/2022 às 17:46:41 - Atualizado há
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

A campanha de vacinação contra a gripe em 2021 ficou abaixo do esperado. E o principal motivo foi a Covid-19. Todas as atenções estavam voltadas para a pandemia. Além disso, no começo da campanha a orientação era que houvesse um intervalo de 14 dias entre uma e outra vacina.

Com o aumento de casos de gripe e o surgimento da variante H3N2 a procura pela vacina aumentou.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp

A rede pública e privada oferecem a vacina para todos os públicos a partir dos seis meses de vida. E nas clínicas particulares houve um aumento da procura pela vacina. Mas nem todas as clínicas têm doses. Além disso, nas clínicas onde a vacina ainda é encontrada, os estoques são pequenos.

Outro detalhe é que as vacinas vencem este mês, diz a enfermeira Evelin Placido dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Imunização da regional São Paulo e apoiadora técnica de uma clínica particular de vacinas de Maringá.

A procura aumentou bastante agora, principalmente depois que começaram esses novos casos de H3N2, então existe uma procura bem alta em todas as clínicas e também no próprio serviço público tem várias pessoas tentando buscar agora pela vacina. Do final do mês de dezembro para cá, a partir dos primeiros casos no Rio a procura já começou a aumentar nas clínicas do Brasil como um todo. Nós tivemos uma cobertura de influenza muito baixa, por conta da pandemia muitas pessoas evitando a circulação. A orientação da vacinação contra a covid acabou ocupando esse espaço. Como na época não poderia fazer a vacina contra a covid concomitante com outras vacinas, a vacina de influenza acabou ficando para um segundo momento. Isso é um problema dentro do serviço de saúde como um todo, tanto do serviço público quanto privado. Aproveitar as oportunidades é uma das estratégias principais para você reduzir isso, e não teve uma adesão tão grande, então tem muitos serviços que acabaram desprezando a vacina. Outros não, ainda têm ela em estoque, então essa é uma questão muito heterogênea, não tem como a gente garantir que todos os serviços privados que comprovaram vacina no início da campanha ainda tenham as vacinas no seu estoque, vacina que vai vencer em janeiro, então o prazo dela é curto também, e aí tem os esquemas, que para criança, em sua primovacinação, a partir de seis meses de idade tem que tomar duas doses né, para que a gente consiga conferir a imunidade que está prevista em bula, só que aí a gente não teria tempo hábil para conseguir garantir essas duas doses, mas existe uma proteção, mesmo que menor, ela existe.

As vacinas da próxima campanha contra a gripe podem conter já o antígeno para a H3N2.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo