Educação Música

Piraquara recebe Projeto de Extensão Musical da UFPR

Por Da Redação

15/12/2021 às 17:22:00 - Atualizado há

A Secretaria Municipal de Educação de Piraquara recebeu nas instituições de ensino, no mês de novembro, o Projeto de Extensão da UFPR – Músico da Família ao Vivo. A iniciativa de formação continuada tem como objetivo registrar e ampliar o conhecimento sobre práticas musicais às crianças, aos estudantes, aos professores e aos servidores.

Nesta primeira visita, o músico, violinista e professor Guilherme Romanelli esteve nas instituições para conhecer o espaço e o público e conversar sobre o projeto. Ele realizou uma breve apresentação musical às crianças e aos estudantes com repertório variado, contando sobre o violino e a história do instrumento.

Tesouros musicais

A fim de descobrir os tesouros musicais na comunidade, um levantamento é realizado entre familiares das crianças e estudantes que tocam algum instrumento musical. A ideia é que, após esse contato, essas pessoas sejam convidadas para a instituição e mostrar o instrumento na sala de aula.

Com a mediação do professor e com adaptação da rotina escolar, a apresentação é usada como “tema gerador” em um conjunto de atividades centradas em Educação Musical, mas com desdobramentos amplos, de história, geografia, ciências, língua portuguesa, matemática e tudo o que for possível conciliar, a fim de despertar a curiosidade dos alunos.

Para a realização dessas aulas os professores recebem o auxílio do próprio projeto em suas buscas. Após a visita, são propostas mais atividades complementares para explorar a temática, incluindo novas audições musicais e outras atividades relacionadas.

Piraquara

O projeto foi realizado por oito anos em Curitiba e agora está sendo levado a Piraquara. A orientação é do professor Guilherme Romanelli, do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR, juntamente com a professora Vera Lunard, da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Inicialmente o projeto acontecerá em três instituições municipais: o Centro Municipal de Educação Infantil Josefina da Silva Kluppell – Tia Tôto), a Escola Rural Municipal Jomar Tesserolli) e a Escola Rural Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro) .

Por Bruna Durigan

Com supervisão de Aline Nunes

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania