Educação Vestibular 2025

UFPR abre inscrições para o Vestibular 2025, com 5.278 vagas em 124 cursos

Foto/Rafael Soveral/ JB Litoral Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2025 da UFPR.

Por JB Litoral

29/05/2024 às 12:56:32 - Atualizado hĂĄ
Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2025 da UFPR. O prazo vai atĂ© o dia 22 de agosto, mas os candidatos que desejam pedir isenção da taxa de inscrição devem se antecipar, pois o prazo para essa solicitação termina no dia 10 de julho. Maior e mais bem avaliada universidade do ParanĂĄ, a UFPR oferece 5.278 vagas em 124 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do ParanĂĄ e Toledo.

Do total de vagas, no mĂ­nimo 50% são destinados para estudantes que fizeram o ensino mĂ©dio integralmente em escolas pĂșblicas (o percentual varia conforme o curso). Dentro dessa reserva hĂĄ cotas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indĂ­genas, pessoas com deficiĂȘncia e, a partir deste ano, tambĂ©m para quilombolas - categoria incluĂ­da a partir da revisão da Lei de Cotas (Lei nÂș 12.711/2012, no ano passado. (Clique aqui para assistir a um vĂ­deo explicativo sobre o sistema de cotas.)

Para a categoria renda, o limite foi alterado, tambĂ©m durante a revisão da Lei de Cotas. Agora, o mĂĄximo admitido para concorrer nessa categoria Ă© um salĂĄrio mĂ­nimo mensal por pessoa da famĂ­lia (atĂ© o ano passado, o limite era de 1,5 salĂĄrio mĂ­nimo).

Os candidatos a vagas de cotas precisam passar por bancas de validação de autodeclaração. Para pretos e pardos, a banca consiste em entrevista por vĂ­deoconferĂȘncia. Para as demais categorias, a banca Ă© documental, ou seja, os candidatos devem enviar documentos que comprovem a condição declarada no momento da inscrição.

A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiĂȘncia, para a qual qualquer candidato pode se inscrever, desde que comprove sua condição de pessoa com deficiĂȘncia.

As inscrições para o Vestibular 2025 devem ser feitas pelo site do NĂșcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR). A taxa Ă© de R$ 195,00 (mesmo valor dos dois anos anteriores). Podem pedir isenção candidatos que se enquadrem em uma das seguintes situações: a) estejam inscritos no Cadastro Único do governo federal ou b) tenham cursado o ensino mĂ©dio integralmente em escola pĂșblica ou com bolsa integral em escola particular e, ao mesmo tempo, comprovem renda familiar mensal de atĂ© 1,5 salĂĄrio mĂ­nimo.


Provas


A prova da primeira fase do Vestibular UFPR 2025 estĂĄ agendada para o dia 20 de outubro, às 14 horas. Serão 90 questões objetivas, distribuĂ­das entre as disciplinas de  MatemĂĄtica, FĂ­sica, QuĂ­mica, Biologia, Geografia, História, LĂ­ngua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, FrancĂȘs, InglĂȘs, PolonĂȘs, JaponĂȘs ou Italiano), LĂ­ngua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e Sociologia. O programa oficial de prova estĂĄ disponĂ­vel no site do NC/UFPR.

A segunda fase consistirĂĄ em uma prova de Produção e Compreensão de Textos, marcada para o dia 1ÂÂș de dezembro, às 14 horas, para todos os candidatos convocados para essa fase. No dia 2 de dezembro, às 14 horas, serão aplicadas as provas de Conhecimentos EspecĂ­ficos, apenas para os candidatos inscritos para cursos que tĂȘm essa exigĂȘncia. No mesmo dia, às 10h30, acontece a Prova Teórica Objetiva para os candidatos ao curso de MĂșsica.

A divulgação do resultado final do Vestibular 2025 estĂĄ prevista para o dia 17 de janeiro de 2025.

Todas as informações sobre o Vestibular 2025 estão disponĂ­veis no edital, que pode ser acessado aqui. O edital tambĂ©m estĂĄ disponĂ­vel em Libras. Junto com o edital, o NC/UFPR publicou o Guia do Candidato, que reĂșne as informações sobre o processo de inscrição de forma bem simplificada, para auxiliar os candidatos.


PRINCIPAIS DATAS DO VESTIBULAR 2025


PerĂ­odo de inscrições: 29 de maio a 22 de agosto

Último dia para pedir isenção de taxa: 10 de julho

Último dia para pagar a taxa de inscrição: 23 de agosto

PerĂ­odo para solicitar atendimento especializado nos dias de prova: 29 de maio a 22 de agosto

PerĂ­odo para solicitar uso de nome social: 29 de maio a 23 de agosto

PerĂ­odo para envio de documentação de quilombolas, indĂ­genas e pessoas com deficiĂȘncia: 29 de maio a 22 de agosto

Prazo final para alteração de inscrição: 27 de agosto

Convocação para a banca de validação para pretos e pardos: 16 de setembro

Bancas de validação para pretos e pardos: 23 de setembro a 4 de outubro

Prova da primeira fase: 20 de outubro

Provas da segunda fase: 1Âș e 2 de dezembro.

Para saber mais e acompanhar todas as novidades, siga @vestibaufpr no Instagram e no Facebook.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo