Geral Canal Tech

O que esperar para o mercado de criptomoedas em 2022?

Por Da Redação

14/12/2021 às 21:15:53 - Atualizado há

O ano de 2021 pode ser considerado um dos mais importantes e fundamentais para os investidores do mercado de criptomoedas. A consolidação e o início do processo de regulação de diversos produtos financeiros vindos deste setor indicam que em 2022, a alta deve continuar, conforme detalhado por um levantamento realizado pela Mercurius Crypto, empresa de pesquisa de criptoativos,

Para Orlando Telles, sócio fundador e diretor de pesquisa da Mercurius Crypto, Um dos aspectos que o ano de 2021 ajudou a consolidar foi que criptoativos não são apenas Bitcoin, e que na verdade trata-se de uma rede complexa com inúmeras aplicações, desde games até infraestrutura do setor financeiro.

O resultado dessa conscientização foi a entrada recorde de investidores tradicionais no setor, fazendo com que 2021 possa ser considerado o maior ciclo de investimento no mercado de criptomoedas da história. Este grande volume de capital tende a ter impactos significativos no longo prazo, principalmente nos últimos trimestres de 2022 e no início de 2023.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

O especialista também destaca a ascensão do mercado de NFTs (tokens não fungíveis) e dos games em blockchain introduziram um dos conceitos mais revolucionários do mercado de criptomoedas: o play to earn, formato em que o usuário ganha dinheiro por jogar, presente em títulos como Axie Infinity e The Sandbox:

Após este período de grande desenvolvimento do mercado de criptomoedas é natural pensar o que podemos esperar para o próximo ano. Acredito que há tendências com potencial para incomodar o mercado, bem como outras que podem fazer com que o setor de cripto cresça ainda mais", pontua o especialista responsável pela condução do estudo.

As tendências de 2022 no mercado cripto

Bitcoin pode ser afetado pelas mudanças de politicas monetárias em 2022. (Imagem: Divulgação/Roy Buri/Pixabay)

Ainda segundo o estudo da Mercurius Crypto, a grande pressão regulatória para o mercado, de criptomoedas deve ser uma tendência em 2022, em especial para o segmento de finanças descentralizadas (DeFi). Telles destaca que autoridades regulatórias norte-americanas e europeias já mostram sinais claros de ressalva quanto a esses ativos, servindo possíveis indicadores de agendas controladoras mais focadas durante o próximo ano.

Além disso, a mudança da política monetária ao redor do mundo, que deve ocorrer no próximo trimestre devido a amenização da pandemia e o aumento significativo da inflação em diversos países, também pode afetar o mercado de criptoativos de forma negativa, em especial o Bitcoin. Telles explica que este cenário pode inibir a presença de investidores institucionais que, devido às baixas taxas de juros, passaram a diversificar e aumentar a possibilidade de retorno de suas carteiras. "Essa classe de investidores pode enxergar nesta movimentação um risco ainda maior em suas posições no mercado".

Além disso, pode-se destacar um mercado voltado para o processo de escalabilidade de blockchain (quantidade de pessoas que o serviço pode atender sem perda de qualidade das operações) devido ao grande crescimento das plataformas de contratos inteligentes. Com isso, ativos como o Polygon (MATIC), solução de segunda camada da rede da ETH, devem apresentar uma evolução considerável, já que terão um papel mais dinâmico nas transações

Por fim, no setor de contratos inteligentes é previsto a consolidação de soluções de primeira camada junto da expansão de diversos ecossistemas, com destaque para a Polkadot, que deve apresentar um projeto mais consolidado das primeiras parachains, redes de transações cripto que podem operar entre si, diferententemente dos modelos atuais.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo