Geral bahia

Cheia do rio Cachoeira obriga famílias a saírem de casa às pressas em Itabuna

Por Da Redação

05/12/2021 às 17:09:11 - Atualizado há

Equipes da prefeitura ajudam na remoção dos moradores

Seis famílias precisaram sair de casa às pressas por conta da cheia do rio Cachoeira, em Itabuna, neste fim de semana. O nível da água subiu e invadiu as residências no final da tarde de sábado (4). A retirada das pessoas aconteceu até a madrugada deste domingo (5). Alguns moradores ainda estão se recusando a sair.  

Segundo a Prefeitura, a maioria das famílias morava em casas de madeira ou de barro, na mesma rua, na zona rural. Cerca de 20 pessoas estão desabrigadas e no grupo há gestantes e crianças. Uma parte foi transferida para o Grupo Escolar Leonor Pacheco e outras para a igreja Assembleia de Deus, no Bairro Maria Matos.

Rio foi tomado por vegetação no centro da cidade (Foto: divulgação)

Houve também quem buscou abrigo em casa de parentes e amigos e existem moradores que estão se negando a sair do local. Eles estão sendo acompanhados pela Defesa Civil, que faz também o monitoramento do rio.

O Município afirma que as famílias atendidas serão encaminhadas para o CRAS de Referência para que outras medidas sejam adotadas, como a inclusão no cadastro para que tenham direito ao benefício de auxílio-moradia.

Já no centro da cidade, uma retroescavadeira está removendo baronesas que se acumulavam na calha do rio Cachoeira e que, com a repentina cheia, remontam nos pilares da ponte Miguel Calmon que liga o centro da cidade ao bairro Góes Calmon.

A retirada das famílias foi uma ação preventiva e foi realizada pela Defesa Civil de Itabuna, órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop), e por equipes de promoção social, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).

TAGS Bahia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo