Geral China

Conheça Wilson Edwards, biólogo suíço criado pela China para caluniar os EUA

Por Da Redação

04/12/2021 às 04:54:52 - Atualizado há

No mesmo dia 10 de agosto, o Facebook investigou e removeu a conta de Edwards da plataforma. Porém, em um relatório divulgado em novembro, a Meta, empresa-mãe da rede de Mark Zuckerberg, mostrou que o buraco era muito mais em baixo.

O biólogo Wilson Edwards era uma criação chinesa e fazia parte de uma ampla campanha de desinformação originada no país.“Em essência, essa campanha foi uma sala de espelhos, refletindo infinitamente uma única pessoa falsa”, escreveu o líder global de inteligência de ameaças da Meta, Ben Nimmo.

Repercussão pequena

Segundo a Meta, quase toda a repercussão inicial da “denúncia” de Edwards foi fabricada por centenas de contas falsas. Porém, algumas delas eram, de fato, autênticas, pertencentes a funcionários de empresas estatais chinesas de infraestrutura, presentes em quatro continentes.

Ao todo, a operação da Meta removeu 524 contas, 86 páginas e quatro grupos no Facebook, além de 86 no Instagram que estariam envolvidos na propagação das falsas denúncias de Wilson Edwards. Apesar de parecer grande, a operação foi relativamente barata, tendo custado cerca de R$ 28 mil.

Leia mais:

O grupo responsável pela criação de Wilson Edwards também contou com a ajuda da empresa de segurança da informação Silence in China. De acordo com a Meta, apesar da grande operação, a influência das falsas denúncias, no fim das contas, foi pequena e, seu impacto, insignificante.

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo