Geral caminhada espacial

Alerta contra destroços espaciais adia caminhada espacial na ISS

Por Da Redação

30/11/2021 às 11:24:44 - Atualizado há

O problema de destroços flutuando no espaço é um que sempre preocupou agências e empresas de satélite em todo o mundo, mas que vem se tornando mais e mais evidentes graças a eventos recentes. No caso de uma caminhada espacial por tripulantes da ISS, é importante lembrar que os destroços navegam em velocidade orbital, e mesmo a menor das partículas pode fazer muito estrago se bater na estação.

De um lado, um teste militar executado pelo governo russo disparou um míssil contra um satélite soviético desativado, gerando mais de 1,5 mil destroços no espaço e ampliando o problema do lixo espacial.

De outro, o contínuo lançamento de novos satélites de observação, de conexão à internet e outras finalidades também acaba agravando o problema: somente a SpaceX já lançou quase dois mil satélites para sua plataforma online Starlink – e o desejo da empresa é posicionar uma constelação de 12 mil satélites.

A situação está em um ponto tão preocupante que estimativas afirmam que a Terra, a exemplo de Saturno, está perto de ganhar o seu próprio anel planetário: a diferença é que o nosso será feito de lixo.

Empresas como a Privateer, fundada pelo ex-fundador da Apple, Steve Wozniak, buscam desenvolver tecnologias que minimizem o problema do lixo espacial. Paralelamente, estudos estão testando o uso de eletroimãs para o recolhimento de itens menores, e a China já cogita até mesmo soluções militares contra os dejetos do espaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo