Geral

Prefeitura de Foz recebe representantes de Ciudad del Este para debater cooperações

Por Da Redação

27/11/2021 às 12:07:31 - Atualizado há

Diretoria de Assuntos Internacionais recebeu o diretor-geral da cidade paraguaia, Daniel Pereira Mujica, a chefe de gabinete, Lili Matiauda, e o ex-prefeito interino, Hugo Benites

A Diretoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu recebeu na sexta-feira (26) a visita oficial de representantes de Ciudad del Este para tratar de temas de integração fronteiriça entre as cidades.

Participaram do encontro o diretor-geral da cidade paraguaia, Daniel Pereira Mujica, a chefe de gabinete, Lili Matiauda, e o ex-prefeito interino, Hugo Benites.

Foram debatidas possíveis cooperações em áreas com interesses em comum entre os municípios, com base no Acordo de Localidades Fronteiriças Vinculadas. O acordo busca dar trato diferenciado aos cidadãos na fronteira e facilitar as relações interdependentes do território fronteiriço em temas econômicos, laborais, serviços públicos de saúde, trânsito, ensino, cultura, entre outros.

O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, afirmou que “as áreas de interesse de cooperação município de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este são saúde, educação, cultura e preservação da memória comum, pois são temas que já temos cooperação e que necessitamos da expertise de CDE para seguir avançando, uma vez que o trabalhos nessas áreas nas duas cidades se complementam”.

O diretor-geral de Ciudad del Este comentou que a cidade “tem interesse em todas essas áreas, e que também quer estreitar a cooperação no tema de segurança na fronteira, por conta da Ponte da Amizade”.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Kelyn Trento, participou do encontro e realizou a entrega de um convite do Município para o diretor-geral de Ciudad del Este. O prefeito Miguel Prieto foi chamado para conhecer o Orçamento Participativo, parte do modelo de gestão do prefeito Chico Brasileiro que tem como objetivo incentivar a participação popular nas decisões da administração municipal.

Cooperação Transfronteiriça

Três estudantes paraguaios do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diego Ortigoza, Dahia Mereles e Evelio Alegre, apresentaram o projeto “Cooperação Transfronteiriça: Municípios que superam dificuldades, espaços que somam”.

O objetivo foi mostrar as capacidades e as possibilidades de internacionalização de Ciudad del Este com a criação de um departamento de Relações no Município, a fim de que a cooperação transfronteiriça seja fortalecida para a resolução de questões comuns e construção de projetos a longo prazo, de forma sustentável e bem estruturada.

O projeto é orientado pela professora Suellen de Oliveira, do curso de Relações Internacionais. Ela destaca que “a região trinacional tem o potencial de ser a primeira Região Fronteiriça completamente integrada no âmbito do Mercosul”. A professora também manifestou o interesse em firmar um convênio da Unila com a municipalidade de Ciudad del Este para aprofundar essas relações.

Para o diretor-geral, Pereira Mujica, “os estudantes da Unila têm uma visão macro e um perfil muito interessante. Notamos nos graduados que voltam para o Paraguai e trabalham na estrutura do município que a formação diversa e ampla que a universidade oferece contribuem muito para a cidade”.

Com isso, as cidades estão construindo uma agenda de temas comuns e de fortalecimento das relações internacionais locais que exige esforços conjuntos da academia e da estrutura política dos Municípios para que o processo de integração das políticas públicas seja efetivo e focado num futuro comum.

Fonte: Cabeza News
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo