Geral

TSE cassa mandato de Evandro Rogério Roman por infidelidade partidária

Por Da Redação

25/11/2021 às 19:54:10 - Atualizado há

O deputado federal pelo Paraná, Evandro Rogério Roman (Patriota), teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (25). O parlamentar foi condenado por infidelidade partidária. Em 2019 ele trocou o PSD pelo atual partido Patriota. À época, Roman apresentou uma carta de anuência do PSD para a mudança de partido.

A validade do documento foi o tema central do julgamento. Dos 7 ministros da corte, 4 votaram por não aceitar a carta. Para o ministro Roberto Barroso, a anuência, de forma isolada, não é um instrumento hábil para a autorizar a desfiliação partidária.

Presidente do TSE, Barroso foi o último a votar, quando o julgamento estava empatado. Para além da jurisprudência da corte, ele considerou a necessidade de reduzir o número de partidos no Brasil e proteger o instituto da fidelidade partidária.

Com a cassação de Roman, o terceiro suplente do parlamentar nas eleições de 2018, Hidekazu Takayama (PSC), é convocado para assumir a cadeira na Câmara dos Deputados. Ele tem 73 anos, é empresário e pastor neopentecostal em Rolândia, no interior do Paraná. Takayama foi deputado federal pelo Paraná por quatro mandatos consecutivos, entre 2003 e 2018. Foi ele quem moveu a ação na Justiça Eleitoral questionando a fidelidade partidária de Roman. O próprio partido em que Roman era filiado, não quis questionar a mudança na Justiça.

Reportagem: David Musso

Fonte: BandNews
TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo