Política Economia

Câmara aprova MP do etanol e derruba criação da "bomba branca"

Por Da Redação

25/11/2021 às 18:53:40 - Atualizado há

A Câmara dos Deputados aprovou nesta tarde a Medida Provisória (MP) 1063/21, que autoriza os postos de combustível a comprar etanol direto do produtor ou importador. Porém, os deputados aprovaram destaque do PT que retira um dos pontos mais polêmicos da proposta: o que criava a chamada “bomba branca”, ao liberar que postos vinculados a distribuidoras específicas (bandeirados) vendessem combustível de outros fornecedores.

A MP adequa a legislação que trata da contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), visando evitar prejuízo na arrecadação e equalizar a incidência tributária entre o etanol nacional e importado.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

Sem a obrigatoriedade de compra de etanol exclusivamente dos distribuidores, o governo tem a intenção de aumentar a competição no setor. Os distribuidores poderão continuar atuando, mas o posto poderá comprar o etanol diretamente dos produtores nacionais ou do importador. O texto segue para o Senado e tem até dia 9 de dezembro para ser votado.

Ciro Nogueira é recordista, entre senadores, no gasto de combustível

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo