Sa√ļde Fiocruz

Covid-19: pesquisa associa casos graves a desgaste do sistema imune

Por Agência Brasil

24/11/2021 às 14:42:28 - Atualizado h√°
Agência Brasil

Estudo publicado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que casos graves de covid-19 est√£o relacionados a um processo de envelhecimento do sistema imunológico que ocorre durante a doen√ßa. A pesquisa est√° dispon√≠vel na revista cient√≠fica Journal of Infectious Diseases e foi divulgada hoje (24) pela Ag√™ncia Fiocruz de Not√≠cias.

Os pesquisadores avaliaram amostras de sangue de 22 pacientes hospitalizados com covid-19 e compararam com pessoas saud√°veis, o que permitiu detectar sinais de que as células de defesa conhecidas como linfócitos T auxiliares passaram por um processo de hiperatividade, exaust√£o e envelhecimento no caso dos infectados pelo novo coronav√≠rus.

A fun√ß√£o dessas células é reconhecer as prote√≠nas virais e ativar as células respons√°veis por combater o v√≠rus e produzir anticorpos. Com o desgaste, elas perdem a capacidade de se multiplicar e liderar essa resposta, explicam os pesquisadores.

Esse quadro de queda na imunidade também deixa os indiv√≠duos mais vulner√°veis a contrair infec√ß√Ķes hospitalares e ajuda a explicar o fato de as reinfec√ß√Ķes por covid-19 em pacientes que haviam se recuperado de um caso grave ocorrerem em uma frequ√™ncia maior do que era esperado por cientistas.

Os pesquisadores encontraram ainda altos n√≠veis de subst√Ęncias inflamatórias liberadas pelos linfócitos T auxiliares no sangue dos pacientes com covid-19. Coordenador do estudo, pesquisador do Laboratório de Imunoparasitologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Alexandre Morrot relaciona esse processo à hiperativa√ß√£o dessas células de defesa. "Tudo isso refor√ßa a import√Ęncia de terapias anti-inflamatórias, voltadas para controlar a resposta imune exagerada, que é uma vil√£ na xovid-19", disse ele à Ag√™ncia Fiocruz de Not√≠cias.

Apesar de a pesquisa ter detectado o envelhecimento dos linfócitos T auxiliares, as conclus√Ķes n√£o permitem apontar poss√≠veis preju√≠zos para o sistema imunológico dos pacientes no longo prazo.

Também participaram do estudo o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o Hospital Naval Marc√≠lio Dias, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A publica√ß√£o foi dedicada à pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz Juliana de Meis, v√≠tima da covid-19 em julho deste ano.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo