Geral Notícias

Ifood é hackeado e tem nomes de restaurantes trocados por ataques políticos

Por Da Redação

03/11/2021 às 02:47:46 - Atualizado há

O aplicativo de entrega de comidas iFood foi supostamente hackeado na noite desta terça-feira (02). Para usuários de algumas localidades do Brasil, principalmente São Paulo, os restaurantes apareciam com nomes de ataques/ativismos políticos ou fake news, como “Lula Livre”, “Vacina Mata”, “Bolsonaro 2022”, “Amo Trans”, etc., ao lado das logomarcas dos restaurantes. Pelo menos 6% dos restaurantes cadastrados na plataforma tiveram seus nomes modificados, o que corresponde a cerca de 270 mil estabelecimentos.

Já no Paraná, o problema apareceu diferente. Se o usuário do app clicar em qualquer aba, como “restaurantes”, “mercados”, “farmácias”, “pets”, etc., aparece sempre a mesma lista de restaurantes. Já há dezenas de relatos em redes sociais com o problema.

Conforme o site Techmundo, não é possível saber se tratou-se exatamente de um ataque hacker externo, ou se foi realizado um trabalho interno. Mas, o portal conversou com uma fonte anônima, que acredita que a possibilidade maior é de um ataque interno.

Roubo de dados

Apesar disto, diz o Techmundo, não há risco de roubo de dados de cartão de crédito, já que a empresa supostamente não armazena dados de cartões de clientes. Portanto, não seria necessária a remoção de informações, logins e senhas do app. Mas não está sendo possível usar a conta iFood em outros serviços.

O R7 publicou uma nota encaminhada pela iFood:

“Na noite de hoje, 2 de novembro, o iFood identificou que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. Aproximadamente 6% dos estabelecimentos foram afetados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores. Em investigações preliminares, a empresa informa que não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito”.

Veja o que dizem alguns usuários no Twitter:

Fonte: RIC Mais
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo