Geral G1

Qual é a importância da Educação Financeira para seus filhos?

Por Da Redação

29/10/2021 às 15:03:51 - Atualizado há
Nunca é cedo para começar a aprender a lidar com as finanças Dinheiro é um assunto que está presente em nossas vidas desde muito cedo. Mesmo quando éramos crianças já tínhamos que poupar algumas moedinhas para comprar bala depois da escola, e esse tipo de situação faz parte dos primeiros contatos com finanças.

Pode parecer cedo para alguns, mas a educação financeira para crianças é uma etapa muito importante que pode preparar seu filho para uma maturidade monetária futura. Ensinamentos simples do dia a dia podem fazer total diferença na educação dos jovens como fechar a torneira, apagar as luzes e poupar as moedinhas.

Francisco Marcos Kelniar, empresário e associado do Sicredi, desde cedo ensina seus 4 filhos que nada é de graça e que devem dar valor a tudo. "Durante a minha infância eu aprendi a economizar na prática e quero passar as mesmas lições para os meus filhos. Muitos dão risada quando conto, mas quando era criança e meu pai matava uma galinha do sítio para comermos, ele ensinava que se devia cozinhar ela inteira para economizar até o fogo”, relembra Francisco.

Por que é tão importante?

O mundo de contos de fada onde tudo é simples e fácil, infelizmente não existe, mas os pequenos podem aprender a lidar com tudo isso desde muito cedo se forem instruídos, de uma maneira lúdica e divertida. Ter acesso à educação financeira desde o início é fundamental, pois os pais precisam entender que não serão eternos provedores de seus filhos. Os filhos, precisam entender, por sua vez, de onde vem o dinheiro e que ele não é infinito.

A educação financeira é um caminho em que seus filhos precisam aprender a trilhar com suas próprias pernas para que iniciem a discutir o assunto em família e, no futuro, tenham uma relação mais consciente com suas finanças.

O resultado desses ensinamentos serão imediatos, pois as birras no mercado e pedidos de presentes serão cada vez menores. A consciência do valor das coisas e entender que para comprar algo precisa de planejamento, ajuda a criança a lidar com a frustração inicial e muda a perspectiva dos pequenos.

A estratégia que Francisco usa com seus filhos é exatamente a oposta dos pais que fogem de conflitos, e deixam os filhos em casa em vez de levá-los para as compras. “Quando vou ao mercado levo meus filhos e explico os limites, e se me pedem mais coisas, eu reforço que não vou comprar nada além do que combinamos e que o dinheiro vem do trabalho”, explica o associado do Sicredi.

Cofrinho e mesada são uma boa opção?

Essas opções são famosas e não são à toa. Poupar dinheiro pode ser o primeiro passo para o seu filho valorizar cada aquisição, então se ele coloca suas moedinhas no cofre ou guarda a mesada ele aprende que para ter é necessário administrar os custos.

Cofrinho: O importante é que exista um objetivo final para aquele dinheiro e que as criança crie a sensação de acúmulo permanente, entendendo que aos pouquinhos, se chega lá. Ao longo do tempo será possível ver seu filho balançando o cofrinho na expectativa de que está quase completo.

Mesada: Muitos pais adotam esse método para mostrar para seus filhos que o dinheiro vem gradativamente e que a vida financeira exige escolhas.

Francisco conta que seus filhos ganham dinheiro de parentes e às vezes ficam com o troco de algumas compras, assim eles aprendem a poupar e valorizar cada moedinha. “Meus filhos ganham 50 reais do avô de vez em quando e eles mesmos administram esse dinheiro. Quando eles decidem comprar algo além do orçamento eles repensam e mudam suas escolhas.”

Ensinando a valorizar, economizar e dividir:

Se recebemos algo sem esforço podemos até valorizar, mas é diferente quando é algo que precisamos conquistar. Assim também funciona com as crianças. A cena típica de filme em que a criança pede o brinquedo, recebe na mesma hora e logo abandona é real. Por isso é relevante que os pequenos entendam que os pais trabalham para sustentar a casa e dar presentes.

“Quando eu tinha uma empresa de cadeiras e mesas, eu levava os meus filhos para o trabalho, e enquanto as máquinas estavam desligadas os meus filhos me ajudaram a apanhar as madeirinhas do chão. Era uma forma simples deles entenderem o esforço do trabalho”, explica o associado do Sicredi sobre a importância das crianças conhecerem o esforço de seus pais.

Na casa do Francisco ele ensina que se as crianças tomarem todo o iogurte em um único dia, eles ficarão sem iogurte o resto do mês, e quando compram uma caixa de bombom, todos dividem igualmente. São lições simples como essas que fazem toda a diferença na educação dos filhos.

Ensinamento na prática:

Francisco conta que seus filhos participaram do projeto “Cooperação Na Ponta do Lápis” do Sicredi, em que as crianças participaram de atividades voltadas à finança com a abordagem lúdica dos gibis Turma da Mônica & Sicredi. De uma forma simples as crianças puderam aprender sobre a origem do dinheiro, orçamento familiar e como funciona compras à vista ou a prazo.

“Eles chegaram em casa com uma consciência totalmente diferente. Apagavam as luzes e fechavam a torneira para economizar e colocar em prática tudo o que tinham aprendido. Claro que com o tempo, eles foram desanimando, mas eu e a minha esposa aproveitamos para incentivar e continuar cobrando a responsabilidade com o dinheiro, de forma permanente”, conta Francisco.

Cooperação Na Ponta do Lápis.

Sicredi

Para você que quer passar esses mesmos conhecimentos para os seus filhos com histórias e vídeos, o projeto de educação financeira para crianças está disponível na internet e em todas as agências do Sicredi em todos os estados do Brasil é possível pegar os gibis para ensinar as crianças.

São abordados diferentes temas de uma forma descontraída e atrativa para os pequenos. Vale a pena conferir e investir no futuro dos seus filhos. Acesse junto com eles e aprendam juntos.
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo