Política CPI da covid

Relatório final da CPI deve contar com capítulo sobre mulheres

Por Da Redação

13/10/2021 às 17:00:34 - Atualizado há

O relatório oficial e final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid deverá conter um capítulo para tratar sobre a participação de mulheres nas futuras comissões instaladas no Congresso Nacional. A proposta é de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

A senadora também propõe a inclusão de programas sociais no documento. Em reunião na última terça-feira (12), no G7 da CPI da Covid.

Segundo Eliziane, o objetivo da proposta é abordar duas perspectivas. A primeira trata da fatalidade de mortes por covid-19 nas mulheres brasileiras. No Congresso, a senadora espera que o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), busque aprovar um projeto de lei de sua autoria que cria um fundo de amparo para os órfãos da covid-19.

O projeto garante auxílio financeiro aos menores de 18 anos que tiveram um dos pais falecido em decorrência da pandemia e cuja família remanescente não tem condições de prover o sustento.

A parlamentar também visa garantir a participação feminina nas próximas comissões instaladas.

“Vamos dar uma contribuição importante para a CPI que é a designação de um relatório para contribuição das mulheres. Nós temos um problema sério, as mulheres no Brasil formam mais contaminadas pelo vírus, [embora a taxa de letalidade dos homens tenha sido maior]. Estamos fazendo um recorte sobre isso, inclusive de mães que deixaram filhos, fazendo uma avaliação das políticas do SUS em orientação a esse relatório. E também a contribuição que as mulheres deram dentro da CPI: a minha, [das senadoras] Simone Tebet, Leila Barros, Soraya Thronicke, Zenaide Maia. Todas nós encaminharemos um capítulo ao relator [da CPI, senador Renan Calheiros da contribuição das mulheres [na comissão]”, disse sobre relatório especial sobre a participação feminina nas sessões.

Um esboço do capítulo foi entregue à Calheiros no final da tarde desta quarta-feira (13). O relatório final deverá ser lido em sessão na próxima terça-feira (19) e votado no dia seguinte, 20 de outubro.

Desde sua formação, as sabatinas foram conduzidas exclusivamente por homens. Isso ocorreu porque nenhuma senadora foi indicada à comissão pelos partidos. A participação só se deu após um acordo da bancada feminina com a Casa, que permitiu que uma representante do grupo acompanhasse a comissão fazendo perguntas aos depoentes.

> Pauta da Câmara preocupa governistas, apesar de semana mais curta
> PSB, com 30 deputados, fecha questão contra Reforma Administrativa

 

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo