Educação

Nota da APIESP sobre corte orçamentário

Por O Perobal

13/10/2021 às 10:57:42 - Atualizado h√°
O Perobal

A Associa√ß√£o Paranaense das Institui√ß√Ķes de Ensino Superior P√ļblico (Apiesp) vem, por meio desta nota, manifestar enorme preocupa√ß√£o com o corte or√ßament√°rio anunciado para ci√™ncia no Brasil e repudiar a a√ß√£o do Governo Federal, pois, caso confirmado, o ato ir√° refletir em preju√≠zos inestim√°veis à pesquisa e à pós-gradua√ß√£o nacional e, consequentemente, de modo irrepar√°vel e perene a programas e projetos de desenvolvimento cient√≠fico e tecnológicos.

Na √ļltima semana, o Governo Federal, por meio de uma proposta sorrateira e equivocada do Of√≠cio SEI N¬ļ 438/2021/ME, cortou recursos destinados ao fomento da pesquisa brasileira na ordem de R$690 milh√Ķes, 90% de todo or√ßamento previsto para a ci√™ncia. Tais cortes ir√£o impactar de maneira desastrosa na manuten√ß√£o de bolsas, grupos de pesquisa, laboratórios, dentre outros in√ļmeros setores vinculados à ci√™ncia, comprometendo estudos em todas as √°reas do conhecimento, causando preju√≠zos a curto, médio e longo prazo no desenvolvimento cient√≠fico.

Considerando o contexto, a APIESP manifesta apoio ao CNPq – principal órg√£o nacional de fomento à pesquisa brasileira – pela manuten√ß√£o do seu or√ßamento, em defesa da ci√™ncia j√° ultrajada e castigada nos √ļltimos anos pelo Governo. Diante de tal arbitrariedade, a APIESP vem reivindicar a governantes e parlamentares que seja revertida a a√ß√£o, para que se devolva esperan√ßa à comunidade cient√≠fica brasileira e horizonte a um Pa√≠s fatigado da pol√≠tica nefasta para a ci√™ncia.

Fonte: O Perobal
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo