Geral

Velocidade dos carros pode aumentar nos locais onde houve a retirada das lombadas eletrônicas em Curitiba, aponta especialista

Por Da Redação

06/10/2021 às 15:09:30 - Atualizado há
Foto: Levy Ferreira/SMCS

O motorista que dirige diariamente por Curitiba já deve ter percebido: as lombadas eletrônicas estão sumindo aos poucos da paisagem da capital paranaense. Na grande parte dos locais, o limitador de velocidade saiu e ficaram apenas as placas de sinalização com os limites de velocidade, mas o painel com o marcador digital não está mais lá.

O engenheiro civil e especialista em gestão e planejamento de trânsito, Hugo Alexander Martins, diz que com a retirada das lombadas eletrônicas não poderia ter acontecido sem a realização de um estudo técnico. Para ele, nos locais em que houve a remoção dos equipamentos, há uma tendência de aumento da velocidade pelo condutor.

Esse pode ser o caso, por exemplo, de trechos das ruas Hugo Simas e Nilo Peçanha, no Bom Retiro; da Brasilino Moura, no Ahú, e da Rua dos Funcionários, próxima ao Terminal do Cabral. Nesses quatro locais, a lombada eletrônica saiu e nenhuma outra solução para conter a velocidade dos carros foi adotada pela prefeitura.

Para o especialista, a retirada repentina dos equipamentos prejudica a mobilidade do trânsito tanto para os motoristas, quanto para os pedestres.

A prefeitura de Curitiba confirma que já removeu 26 lombadas eletrônicas, em diversos pontos da cidade. Os equipamentos retirados pertenciam à empresa Consilux, envolvida em um escândalo de corrupção em 2011, e foram encampados pela prefeitura, após a revelação do caso.

A superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, diz que a retirada das lombadas resolve parte de um antigo problema da administração municipal, em relação aos equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito.

Segundo a superintendente, a prefeitura de Curitiba pretende lançar em breve uma licitação para contratar novos equipamentos eletrônicos limitadores de velocidade, conforme a necessidade. Ela diz que as situações são analisadas caso a caso, considerando as peculiaridades do trânsito de cada região.

Nos locais onde houve a retirada das lombadas eletrônicas, ainda não há uma definição se um novo equipamento será instalado, ou em quanto tempo isso vai acontecer.

Segundo a superintendente, um estudo da prefeitura ainda está em andamento, para entender qual é a melhor solução para cada trecho.

A capital paranaense vai manter em operação 30 lombadas eletrônicas que pertencem à prefeitura de Curitiba. No local onde houve a retirada dos equipamentos, a sinalização dos limites de velocidade – em geral, de 40 quilômetros por hora – permanece e deve ser respeitada pelo motorista.

As lombadas eletrônicas são uma invenção curitibana. O primeiro equipamento foi instalado pela prefeitura em 1992.

Reportagem: David Musso

The post Velocidade dos carros pode aumentar nos locais onde houve a retirada das lombadas eletrônicas em Curitiba, aponta especialista first appeared on Band News FM Curitiba.

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo