Saúde Mundo

EMA aprova terceira dose das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna

Por Notícias Ao Minuto

04/10/2021 às 22:54:04 - Atualizado há
Notícias Ao Minuto

Num comunicado, o regulador europeu sublinha que as duas vacinas podem ser administradas a pessoas com sistemas imunológicos muito frágeis, pelo menos 28 dias após a toma da segunda dose.

A EMA explica que esta sua recomendação surge depois de estudos terem demonstrado que "uma dose extra destas vacinas aumenta a capacidade de produzir anticorpos contra o vírus que causa a Covid-19 em pacientes que fizeram transplantes de órgãos e que têm sistemas imunitários frágeis".

O regulador europeu acrescenta que "embora não haja uma prova direta de que a capacidade de produzir anticorpos nestes pacientes proteja contra a Covid-19, espera-se que a dose extra possa aumentar a proteção em alguns pacientes, pelo menos".

No entanto, a EMA faz uma distinção entre a terceira dose para as pessoas com sistemas imunológicos frágeis e a dose de reforço para pessoas com sistemas imunitários normais.

Neste segundo cenário, a EMA frisa que podem ser consideradas as doses de reforço da vacina da Pfizer/BioNTech para pessoas a partir dos 18 anos, pelo menos seis meses após terem recebido a segunda dose.

O regulador salienta que a decisão para essas doses de reforço vai ser tomada pelas autoridades de saúde nacionais da União Europeia.

A concluir o comunicado, a EMA destaca que está avaliando dados que justifiquem a dose de reforço da vacina da Moderna.

TAGS Mundo
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania