Geral Maringá

Maringá: "Não há previsão de retorno do ensino integral", diz secretária

Por Da Redação

24/09/2021 às 10:22:37 - Atualizado há
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Ouvintes da CBN Maringá entraram em contato com a reportagem questionando se Maringá vai retomar o ensino integral na rede municipal de ensino. Nem todos os pais têm com quem deixar os filhos no meio período em que eles não estão na escola ou no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei).

Há ouvintes questionando também o rodízio das turmas no ensino presencial. Os filhos não estariam se adaptando a uma semana em casa, outra na escola.

Nesta sexta-feira, 24, a reportagem conversou com a secretária de Educação Tânia Periotto. A secretária disse que por enquanto, por medidas sanitárias, não há previsão de retorno do ensino integral nas escolas e Cmeis da cidade.

“A questão do integral nós não retornamos ainda. Inclusive, eu fiz um levantamento junto à região da Amusep […], e somente quatro municípios, que são pequenos e que tem duas/três escolas, no máximo, é que voltaram no período integral. Diferente de Maringá, na qual nós temos 116 escolas, com um número muito maior de alunos, então nós não temos o integral ainda pela questão da necessidade de manter o distanciamento de um metro, ou seja, no integral a criança tem o momento do repouso, em que ela dorme na escola. Então, não tem como você acomodar os colchonetes e manter esse distanciamento e ter todas as crianças na escola”, explica Tânia.

Em relação ao rodízio de turmas, a secretária disse que a maioria, perto de 90%, das escolas já está com 100% de aulas presenciais. Ensino remoto apenas quando os pais desejam ou quando a sala de aula não permite o distanciamento mínimo de um metro.

“O distanciamento estabelecido pela questão da saúde era de 1,5 m, então nós não conseguíamos acomodar os 25 alunos, mantendo esse distanciamento. Houve uma outra alteração na resolução para o distanciamento de 1 m. A partir daí, nós conseguimos já trazer muito mais alunos para a sala de aula, inclusive eu estou agora na escola Milton Santos, nós temos um contingente de 378, onde somente 40 não estão frequentando”, comenta a secretária de Educação.

“Aqui em Maringá, com a questão do distanciamento, a grande maioria das escolas já estão funcionando quase na sua capacidade total. É diferente nos Cmeis por conta da faixa etária das crianças, da forma de trabalho, a questão de se manter o distanciamento. Mas, mesmo assim, nós temos Cmeis onde a turminha está sendo atendida 100%. O escalonamento só acontece quando não tem o espaço físico que acomode dentro do distanciamento exigido pela questão da saúde”, complementa a secretária.

A rede municipal de ensino em Maringá tem 119 escolas e Cmeis.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo