Economia Energia

Reservatórios de hidrelétricas devem alcançar menor nível mensal em 20 anos

Por Poder 360

20/06/2021 às 11:33:30 - Atualizado há
Poder 360
Se seguido o plano de ações elaborado pelo governo federal e por órgãos do setor, os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste — responsáveis por mais de 2/3 de toda a energia produzida no Brasil — deverão chegar a novembro com 10,3% da sua capacidade em novembro. Seria o menor nível mensal registrado em 20 anos. A informação foi divulgada pelo diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi, em audiência pública na Câmara dos Deputados."A gente consegue chegar a 10,3%, o que ainda é um nível [de armazenamento] preocupante", disse o diretor-geral aos congressistas nesta semana. Completou: "Mas nós não teremos nenhum problema de energia ou de potência ao final de novembro de 2021". Os reservatórios das duas regiões, Sudeste e Centro-Oeste operam atualmente com 30,15% da capacidade.Em nota divulgada em 4 de junho, o ONS afirmou que o país passa pela pior crise hidrológica desde 1930 e que nos últimos 7 anos os reservatórios das hidrelétricas receberam um volume de água inferior à média histórica.

"É neste contexto que todos os esforços estão sendo envidados, com transparência e informação à população, para que o país atravesse a crise hídrica sem problemas no fornecimento de energia, que como dito anteriormente, está garantido este ano", disse o órgão.

Medidas

Em 11 de junho, o Ministério das Minas e Energia publicou, no Diário Oficial da União, uma portaria que determina a redução da vazão mínima nas usinas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, localizadas no Rio Paraná, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A medida busca evitar possíveis apagões por causa da seca e da queda no nível dos reservatórios. Eis a íntegra (40 KB). Segundo o documento, as concessionárias que operam as usinas devem começar "imediatamente" os testes para que a partir de 1º de julho as vazões sejam efetivamente reduzidas. Também no começo de junho, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mandou nota técnica ao Ministério de Minas Energia e à ANA , alertando que os reservatórios de ao menos 8 usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste podem estar praticamente vazios até o final de novembro. Em 1º de junho, a ANA declarou situação hídrica crítica na bacia do Rio Paraná, que abrange parte dos territórios de 5 estados – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Fonte: Poder 360
Comunicar erro
Leia estas Notícias
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo