Sa√ļde Vacina contra o Coronav√≠rus

Virologista alerta sobre cuidados contra a Covid-19 mesmo após a vacina

Por Redação Paiquerê

20/06/2021 às 11:33:24 - Atualizado h√°
Rádio Paiquerê


As vacinas contra a Covid-19 trazem a expectativa de retrocesso da pandemia, mas esse c√°lculo n√£o é t√£o simples. Mesmo com a imuniza√ß√£o, a m√°scara, o distanciamento social e o √°lcool em gel continuam sendo necess√°rios na luta contra o novo coronav√≠rus.

"Nenhuma vacina impede de contrair a doen√ßa, mas, caso a pessoa seja exposta ao v√≠rus, se vacinada, ela pode n√£o ter sintomas graves e se recuperar sem complica√ß√Ķes. Ou seja, a vacina é segura e eficaz, mas os cuidados b√°sicos continuam sendo essenciais para n√£o contaminar outras pessoas, principalmente nesse momento em que a taxa de vacina√ß√£o da popula√ß√£o n√£o é muito alta", explica Alex Sandro Jorge, professor do curso de Farm√°cia da Universidade Estadual do Oeste do Paran√° (Unioeste) e especialista em virologia do Hospital Universit√°rio (Huop).

De acordo com ele, ainda n√£o é poss√≠vel deixar de usar as m√°scaras, pelo menos até que grande parte da popula√ß√£o esteja vacinada. "Isso porque mesmo com as duas doses da vacina, devido à possibilidade de circula√ß√£o de novas variantes da doen√ßa, a pessoa pode ser infectada e ser transmissora. A m√°scara é indispens√°vel para o cuidado com o próximo", ressalta.

Ele acrescenta que as m√°scaras s√£o utilizadas h√° muitos anos nos servi√ßos de sa√ļde e constituem uma barreira essencial para evitar qualquer infec√ß√£o por v√≠rus, n√£o apenas o coronav√≠rus.

É essencial manter o uso da m√°scara de acordo com o tipo e ao p√ļblico ao qual se destina: m√°scara de tecido, por toda a comunidade em ambientes fechados ou abertos, mas estas devem possuir tr√™s camadas; m√°scara cir√ļrgica, utilizada por profissionais de sa√ļde que atendem pacientes sem suspeita de Covid-19 a menos de um metro de dist√Ęncia; e m√°scara N95, utilizada por profissionais de sa√ļde que atendem pacientes com suspeita ou confirma√ß√£o.

É necess√°rio ficar atento ao distanciamento social de pelo menos 1,5 metro para minimizar o risco de infec√ß√£o. Além disso, a higieniza√ß√£o das m√£os é indispens√°vel. "O preferencial é lavar com √°gua e sab√£o, mas, se n√£o for poss√≠vel, em locais p√ļblicos é importante estar carregando o √°lcool em gel", ressalta.

"É quest√£o de consci√™ncia, respeito e prote√ß√£o ao próximo o uso de m√°scara e as medidas de prote√ß√£o contra o v√≠rus. Enquanto profissionais de sa√ļde, estamos todos em contato direto com muitas pessoas que ainda n√£o puderam se beneficiar das duas doses da vacina. Na posi√ß√£o de profissionais, só podemos tirar a m√°scara quando tivermos um impacto da vacina√ß√£o sobre a circula√ß√£o do v√≠rus. Por isso, é importante manter os cuidados e em qualquer situa√ß√£o de poss√≠vel contamina√ß√£o e informar o Sesmet", refor√ßa a psicóloga Mônica Stelmach.


Fonte: Com AEN
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo