Geral esportes

Conheça a história do Jefferson, ex presidiário e criador do Favela Radical, que descobriu no esporte a transformação

Por Da Redação

23/09/2021 às 08:14:01 - Atualizado há
1 de 5

Favela Radical

Reuniu amigos que eram do esporte ou gestão de projetos e iniciativas sociais e assim surgiu o Favela Radical. Em 2017 foi divulgada a notícia do surf, skate e escalada como esportes olímpicos e decidiram que queriam esses 3 esportes na grade. Correram atrás de parceiros durante dois anos batendo nas portas e sem conseguir crescer com sua iniciativa. Em 2018 tinham apenas o surf no projeto e ficaram sabendo de um edital da rede Gerando Falcões. Se inscreveram, passaram no processo seletivo e chegaram ao final. Não foram aprovados mas tiveram contato com a organização, que deu muita informação e base pra eles.

Na sequência partiram para um lugar de planejamento, execução e criação de rede de apoio. Organizaram uma colônia de férias que gerou conteúdo e deu origem a uma apresentação para irem até as rodas de negociação onde poderiam mostrar “como” executar o que acreditavam.

Foi então que o edital da Red Bull Amaphiko abriu. Eles se inscreveram e foram aprovados. O programa era de aceleração e mentoria, mas sem investimento financeiro. Em seguida um novo edital da rede Gerando Falcões abriu e bateram novamente na porta. “Se as pessoas não te aceitam pela porta, arrume uma escada e entre pela janela”, diz Jefferson. Passaram por todas as etapas e foram aprovados.
Durante o processo identificaram uma necessidade dentro do projeto, que era de profissionalização da gestão e entraram no projeto de 6 meses de criação de planejamento de marketing, assessoria jurídica, descrição de metas, plano de ação, e planejamento orçamentário para que pudessem decolar com a iniciativa e causar a diferença, tornando-se uma instituição dentro da comunidade que fosse referência.

Pandemia e Próximos passos

Durante a primeira fase da pandemia houve esse movimento, e ao mesmo tempo atuavam com ações que minimizassem os impactos do covid-19 dentro das comunidades. Iniciaram uma campanha a nível nacional de captação de recursos; e criaram o cartão de cesta básica, onde distribuíram R$ 100 por mês, além de máscaras e álcool gel. Ao todo foram 2500 famílias assistidas pelo cartão. O programa de distribuição de renda ajudou a fortalecer a imagem deles dentro dos territórios.

Após passado o momento mais crítico de atendimento e entregas e trabalho com as familias, retornaram gradativamente com as ações e atividades de forma híbrida:presenciais e online. Com os recursos financeiros promoveram as atividades de surf, muro de escalada dentro da comunidade, oficina de skate, robotica para crianças de 7 a 12 anos, programação (13 a 18 anos), aula de zumba para adultos e programa de formação sócio emocional Metamorfose, que prepara jovens para inseri-los no mercado de trabalho, abrangendo cerca de 200 alunos.

Nas próximas semanas o projeto abrirá uma campanha de financiamento coletivo para conseguirem manter as atividades, dobrar os atendimentos e comprar uma kombi para ter deslocamento nas atividades externas e retirada de doações.
Também buscam criar dois negócios próprios: o bazar itinerante e um ecommerce com produtos próprios.
Além disso, visam estimular a campanha #euevocerumoa2028, que fortaleça uma jornada até as olimpíadas de 2028 para os jovens assistidos. Jefferson finaliza dizendo que o objetivo principal é investir nos moradores pra dizer que a mudança virá deles.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo