Geral Cidades

Após denúncias, Prefeitura de Quatro Barras nega maus-tratos em canil do município

Por Da Redação

22/09/2021 às 20:08:49 - Atualizado há

A Prefeitura de Quatro Barras negou, por meio de nota enviada à Banda B nesta quarta-feira (22), a ocorrência de maus-tratos contra animais em um canil sob responsabilidade da administração municipal. A posição do município da Região Metropolitana de Curitiba veio após um grupo de protetores animais denunciar crimes que estariam sendo cometidos no espaço.

Na segunda-feira (20), a Banda B publicou uma reportagem que apontou uma série de acusações contra a prefeitura e o Departamento de Proteção Animal de Quatro Barras, feitas por uma protetora de animais. Adriana, em entrevista, disse que um grupo fez um abaixo-assinado para afastar a atual diretora do Departamento de Proteção Animal do município, Pamela de Oliveira.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Quatro Barras

Nesta quarta-feira (22), a prefeitura rebateu as acusações feitas pelo grupo de protetores. Sobre a acusação de maus tratos aos animais, a prefeitura informou que os animais foram apreendidos pela Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA) e o município foi designado como fiel depositário dos animais. Poucos meses depois da fiscalização, a Secretaria Municipal Especial de Programas Estratégicos de Bem-Estar Animal ficou responsável pelos bichos, diz a prefeitura.

Além disso, a administração explicou que os animais foram apreendidos pela DPMA e a prefeitura de Quatro Barras foi designada como fiel depositária destes. Poucos meses depois da fiscalização, a Secretaria Municipal Especial de Programas Estratégicos de Bem-Estar Animal ficou responsável pelos bichos, diz a prefeitura.

Ainda em relação às denúncias de impedimento de doações dos animais, a prefeitura rebateu dizendo que lançou a Campanha de Adoção dos Cães, nos meios digitais e participação em eventos de adoção presenciais, em parceria com grupos de protetores de Curitiba e Região Metropolitana.

Já em relação à acusação de que o grupo de protetores animais não teve qualquer informação sobre o paradeiro dos animais apreendidos durante a fiscalização no canil em questão, a prefeitura de Quatro Barras disse que a Secretaria Municipal Especial de Programas Estratégicos de Bem-Estar Animal não recebeu qualquer contato de representante do referido grupo de protetores desde que deu início às suas atividades, em julho deste ano.

“Informamos também que estamos à disposição para atender qualquer cidadão, protetor ou não, que tenha interesse em conhecer os projetos em execução voltados ao bem-estar dos referidos animais”, concluiu a prefeitura, em nota.

Posição da prefeitura

Leia abaixo a íntegra da nota enviada pela administração de Quatro Barras à Banda B nesta quarta-feira (22):

“A Prefeitura Municipal de Quatro Barras informa que a ação de fiscalização de maus-tratos a animais, ocorrida na data de 08/02/2021, em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, transcorreu dentro da legalidade e seguiu os trâmites administrativos padrão para tal operação.

Durante a fiscalização, os animais foram apreendidos pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, ficando a Prefeitura Municipal de Quatro Barras como fiel depositária dos mesmos.

A partir de 23 de julho de 2021, os cuidados dedicados a estes animais passaram a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal Especial de Programas Estratégicos de Bem-Estar Animal.

Desde então, estão sendo realizadas melhorias nos abrigos e demais adequações no local visando o bem-estar destes animais. Foi realizado também o lançamento da Campanha de Adoção dos Cães, através dos meios digitais e participação em eventos de adoção presenciais, em parceria com grupos de protetores de Curitiba e Região Metropolitana.

Preocupada com a temática do bem-estar animal, a Prefeitura não apenas criou secretaria específica para tratamento do tema, como vem intensificando ações destinadas à causa, como a ampliação de atendimentos a denúncias de maus-tratos, ações e orientações sobre guarda- responsável e bem-estar animal, e desenvolvimento de projetos voltados ao bem-estar dos animais do município.

Ademais, a Secretaria Municipal Especial de Programas Estratégicos de Bem-Estar Animal destaca que, em nenhum momento desde sua criação em 23/07/2021, recebeu qualquer contato de representante do referido grupo de protetores. Informamos também que estamos à disposição para atender qualquer cidadão, protetor ou não, que tenha interesse em conhecer os projetos em execução voltados ao bem-estar dos referidos animais.

Quatro Barras, 22 de setembro de 2021.”

Fonte: Banda B
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo