Política Equipamentos Novos

Novos equipamentos chegam no Hospital Psiquiátrico de Campo Largo

Recursos para compra foram de emenda parlamentar do deputado federal Luciano Ducci

Por Luciana Pombo e assessorias

22/09/2021 às 13:27:31 - Atualizado há
Reprodução Facebook

O Hospital Psiquiátrico Especializado no Tratamento de Dependentes Químicos, em Campo Largo, recebeu novos investimentos destinados para a compra de equipamentos e melhorias na infraestrutura que é mantida 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos possibilitaram a aquisição de mobiliário, lavadoras, ar condicionado, cadeiras e aparelhos de mídia como computadores. "Este hospital é referência no atendimento a dependentes químicos. São quase 35 anos de história e de um trabalho excelente. Por outro lado, precisa de investimentos para que possa continuar atendendo quem precisa de uma forma efetiva. É por isso que eu reafirmo o meu compromisso de atender às necessidades da instituição", disse o deputado federal Luciano Ducci (PSB), que destinou os recursos através de emenda parlamentar.


Criada há 34 anos, a entidade, que tem capacidade para atender até 48 pessoas, já recebeu 9 mil pacientes que participaram de terapias ocupacionais, arte-terapia e grupos terapêuticos. Os internamentos são de curta duração, entre 45 e 60 dias, exclusivos para homens, com mais de 18 anos, dependentes álcool e outras drogas. Para o diretor-administrativo do hospital, Luciano Fontoura de Lacerda, investimentos do poder público e políticas públicas voltadas para dependência química e transtornos psiquiátricos são fundamentais para mudar a realidade das instituições que prestam este tipo de atendimento. "Iniciativas de entidades beneficentes e filantrópicas como a nossa são importantes, mas elas estão defasadas. Precisamos de apoio e a parceria com o deputado é fundamental. Nós temos demandas futuras e queremos aprimorar a estrutura para atender à população de Campo Largo e de toda a Região Metropolitana, principalmente nas ações de prevenção", explicou ele.


ENCAMINHAMENTO – Os encaminhamentos dos pacientes para o hospital são feitos mediante acompanhamentos do Centro de Atenção Psicossocial de cada cidade. Na primeira fase de desintoxicação, a intervenção tem como foco o controle dos sintomas causados pela falta da substância utilizada. Em seguida, inicia-se o programa de reabilitação, em que o paciente se compromete a participar de atividades programadas. Após o período de internamento, os reabilitados recebem alta e seguem com o tratamento pelo CAPS local.


PREVENÇÃO – Além dos internamentos, o Hospital Psiquiátrico Especializado no Tratamento de Dependentes Químicos de Campo Largo desenvolve projetos preventivos em parceria com o Poder Judiciário do município. Um deles é voltado para agressores e vítimas que se enquadram na Lei Maria da Penha. A mesma linha de trabalho é usada para alertar motoristas sobre o risco de acidentes no trânsito e as consequências da junção de álcool, drogas e direção. Juntos, os dois programas já atenderam cerca de 1500 pessoas.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo