Geral Fique Sabendo

Como ter autorresponsabilidade para lidar com os próprios problemas?

Por Da Redação

20/09/2021 às 08:55:19 - Atualizado há

Como você encara os resultados que você tem obtido? Acredita que eles são determinados por fatores externos como sorte ou destino? Ou aqueles internos que dizem respeito as próprias decisões e habilidades de fazer acontecer? Neste texto e no vídeo (início da matéria), eu lhe darei uma ferramenta comportamental que pode lhe ajudar a driblar uma possível autossabotagem.

Essa prática simples vai lhe permitir realmente caminhar na direção do seu sucesso e das soluções para as adversidades que lhe afligem. Não importa se o seu problema for relacionado família, saúde ou trabalho, essa ferramenta fornece sabedoria para que possamos lidar com os percalços da vida da melhor forma.

Antes de tudo, é preciso pensar que, em nossa sociedade, temos um padrão de não fazermos o que é necessário para conquistar os nossos objetivos. Nesse comportamento, nós nos isentamos de responsabilidades e culparmos algo ou alguém externo por conta das nossas próprias falhas.

Fazer de tudo para buscar os próprios resultados é um caminho para se ter autorresponsabilidade. Foto: Pixabay

Culpar terceiros pode dar a falsa sensação de que nossa vida fica mais fácil, porque afinal, é a melhor forma de continuarmos na nossa zona de conforto. Quando a responsabilidade é dos outros, não há nada que eu possa fazer, não preciso aprender nada, nem mudar nada.

É por isso que quando achamos que a responsabilidade não é nossa, raramente alcançamos resultados significativos no tema em questão. Cômodo, mas sabotador não é mesmo? Uma pesquisa realizada pelo psicólogo Julian Rotter concluiu que 92% das pessoas tendem a não se responsabilizar pelo o que acontece com elas.

O Dr. Rotter mostra que é possível mudar e ele mostra o caminho. O especialista isolou pessoas bem-sucedidas e percebeu a característica comum a elas. Diante de um problema ou objetivo desafiador, elas se perguntam: “o que eu posso fazer para contribuir para o resultado que desejo?”.

O fato dessa pergunta estar sendo feita e, de, logo depois agirmos dentro daquilo que nos cabe faz toda a diferença. Mesmo que haja pouco que se possa fazer, encontrar o que é possível de ser feito pode tornar um indivíduo protagonista de sua própria vida.

Então eu quero deixar como sugestão que, ao se encontrar diante da resolução de um problema ou na intenção de realizar seus sonhos, você faça esta pergunta poderosa. Mude essa pequena crença e você ficará surpreso com os resultados.

*Daniel Spinelli é especialista na Área de Comportamento Humano e um Facilitador da Consciência para a Vida e Trabalho

Conheça seu trabalho nas redes sociais:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danielspinelliconsultor/

Instagram: https://www.instagram.com/daniel.spinelli/

Site: https://danielspinelli.com.br/

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo