Geral beta

Elon Musk afirma que o Starlink sairá da fase beta em outubro

Por Da Redação

19/09/2021 às 08:19:58 - Atualizado há

Sair da fase beta apontaria a aproximação da empresa para um lançamento maior da plataforma. O Starlink declarou ter recebido mais de 500 mil pedidos em maio deste ano. Um terminal custa US$ 499 e há uma taxa mensal de US$ 99 pelo serviço. O teste beta público foi aberto em outubro de 2020 e, em agosto, Musk disse que a SpaceX havia enviado 100 mil terminais, que inclui uma antena parabólica e um roteador Wi-Fi, para usuários em 14 países.

À medida que a beta termina e mais países são capazes de obter acesso ao Starlink, o número de 100 mil provavelmente aumentará, embora seja difícil dizer quando poderá atingir a marca de meio milhão que Musk previu. De qualquer forma – e como de costume, o tuite conseguiu aumentar os olhares para o serviço, algo muito necessário para aqueles que vivem em áreas remotas e que atingiu marcos impressionantes nos últimos meses.

Leia mais:

No início de agosto, o Starlink foi destaques nos veículos de imprensa no mundo todo quando os testes de velocidade da Ookla (teste global de velocidade de banda larga) demonstraram que a internet provida era muito mais rápida do que as principais opções alternativas via satélite oferecidas pela HughesNet e Viasat nos Estados Unidos (EUA). O provedor registrou um desempenho quase tão bom quanto a banda larga fixa em testes de upload e download, além de também ter sido o único com latência mediana semelhante à da banda larga fixa.

O Ookla ainda apontou que a velocidade média de download do Starlink na América do Norte foi de 97,23 Mbps durante o segundo trimestre de 2021 – “rápida o suficiente para atender à maioria das necessidades da vida online moderna”. A HughesNet, em comparação, ofereceu velocidades de 19,73 Mbps, enquanto a Viasat ofereceu 18,13 Mbps no mesmo período.

Elon Musk é exibido na imagem, usando gravata borboleta preta, paletó preto e camisa branca, em um evento de gala
Elon Musk, o homem que quase nunca cumpre os prazos, afirma que o Starlink sairá da fase beta no próximo mês. Imagem: Kathy Hutchins/Shutterstock

O serviço de Musk, no entanto, não atingiu a velocidade média de download oferecida por todos os provedores de banda larga fixa, cerca de 115,22 Mbps, mas isso não significa que teve uma performance ruim.

A promessa inicial é de que serviço de Internet da Starlink seja vendido diretamente a consumidores em áreas rurais ao redor do mundo, entre outros clientes, com “velocidades de download de 100 Mbps e upload de 20 Mbps”.

Fonte: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo