Sa√ļde Coronav√≠rus

Quadros graves de Covid-19 são causados por ataque de autoanticorpos

Por Notícias Ao Minuto

16/09/2021 às 01:56:24 - Atualizado h√°
Notícias Ao Minuto

Uma nova pesquisa, publicada na revista cient√≠fica Nature Communications e citada pela revista Galileu, sugere que autoanticorpos s√£o respons√°veis pelos quadros de Covid-19 grave. Os autoanticorpos s√£o os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico contra células do próprio corpo humano, provocando assim v√°rias doen√ßas autoimunes.

Investigadores da Universidade de Stanford analisaram amostras de sangue de 195 indivíduos nos Estados Unidos, infectados com o SARS-CoV-2 e que necessitaram de internamento hospitalar em 2020. Sendo que coletas feitas antes da pandemia foram utilizadas como controle.

A experi√™ncia considerou tr√™s fatores, como os √≠ndices de autoanticorpos, a quantidade de anticorpos contra o novo coronav√≠rus e o n√≠vel de anticorpos direcionados contra citocinas (prote√≠nas que s√£o expelidas pelas células imunes).

De acordo com a revista Galileu, os autoanticorpos foram detectados em aproximadamente 50% das amostras de doentes com Covid-19 e em somente 15% dos restantes indiv√≠duos. Entretanto, uma semana após receberem alta, os autoanticorpos ainda permaneciam em cerca de 20% das amostras de sangue.

"Em muitos casos, esses níveis de autoanticorpos eram semelhantes aos que veria numa doença autoimune diagnosticada", disse num comunicado o líder do estudo Paul Utz, professor de imunologia e reumatologia na faculdade de medicina da Universidade Stanford.

Os investigadores referiram ainda que 60% das pessoas com Covid-19 hospitalizadas tinham anticorpos anticitocinas, enquanto apenas 15% dos indiv√≠duos saud√°veis detinham essas subst√Ęncias. O que pode ser um indicador de uma sobrecarga do sistema imunológico caracter√≠stica de uma infe√ß√£o severa do SARS-CoV-2.

"A abund√Ęncia de citocinas pode desencadear a produ√ß√£o errônea de anticorpos direcionados às mesmas", partilhou Utz.

Nesses casos, diz a revista Galileu, os anticorpos anticitocinas podem estar a contribuir para suprimir as células imunes, fornecendo mais tempo ao v√≠rus para se replicar e disseminar pelo corpo - descoberta essa que refor√ßa o papel da vacina√ß√£o, que reduz significativamente o risco do sistema de defesa gerar autoanticorpos.

"Se n√£o foi vacinado e est√° dizer a si mesmo: 'A maioria das pessoas que apanham Covid supera a doen√ßa e est√° bem', recorde-se que é imposs√≠vel saber com anteced√™ncia se o seu caso seria leve", salienta o professor.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo