Geral Notícias

Após campeonato de handebol em Floraí, cidade enfrenta surto de covid-19

Por Da Redação

15/09/2021 às 18:53:24 - Atualizado há
Foto: Divulgação Prefeitura de Floraí

Após a realização da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto, em Floraí, na região de Maringá, os casos de covid-19 na cidade dispararam, segundo informações da Prefeitura de Floraí. O Município estava sem novas notificações há, pelo menos, um mês. No entanto, após o campeonato, a cidade registra 91 casos ativos da doença, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira, 15.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp

De acordo com a Prefeitura de Floraí, a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro. Logo após o campeonato, algumas pessoas das equipes de várias cidades começaram a apresentar sintomas e tiveram casos confirmados. Segundo o secretário de Administração e Planejamento de Floraí, Ronaldo José Ferreira de Souza, o evento só foi aberto ao público no último dia e, mesmo assim, não houve público nas arquibancadas, segundo ele.

“Até o último momento não estava liberado pelo protocolo da Liga Paranaense de Handebol o público. Porém, no último momento, foi dito que seguindo os protocolos municipais poderia liberar o público, mas o município não divulgou isso e as pessoas não sabiam que podia. Algumas pessoas entraram, mas foi medida a temperatura e tinha álcool em gel para todos os lados. Eu afirmo que não teve público porque não divulgamos”, disse Souza.

O secretário de Administração e Planejamento de Floraí acredita que alguma delegação estava contaminada e, por isso, houve a transmissão. No entanto, não dá para saber de onde veio. “O vírus se espalhou de uma forma muito rápida que a gente nunca viu assim. Hoje estamos com mais de 78 casos ativos, mas começou a cair e estamos monitorando tudo”, disse Ronaldo José Ferreira de Souza.

A prefeitura decidiu adiar outros eventos esportivos na cidade como uma das etapas dos Jogos Abertos do Paraná e dos Jogos da Juventude. A cidade de Floraí tem quase 5 mil habitantes e está com 715 casos confirmados e 13 mortes por complicações da covid-19, de acordo com o boletim divulgado nesta quarta.

Leia abaixo na íntegra a nota da Prefeitura de Floraí à população:

“O Município de Floraí vem esclarecer que nos dias 04 e 05 de setembro houve a realização da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto. Este campeonato é de responsabilidade e organização da Liga de Handebol do Paraná/Paraná Handebol, as etapas foram realizadas simultaneamente nas cidades de Toledo, Apucarana e Floraí. Informamos que nosso município ficou por mais de 4 semanas sem casos positivos de Covid-19, assim como estamos entre as 4 cidades mais avançadas na vacinação em todo Estado do Paraná. Quando da realização do evento a Liga de Handebol do Paraná, elaborou um protocolo de medidas de proteção, o qual foi rigorosamente seguido por nosso município, podemos citar como ações de proteção: a disponibilização no local dos jogos de um profissional de saúde para analisar sintomas dos participantes; higienização e desinfecção de todos os ambientes antes e após as partidas; a medição da temperatura de todos os atletas e pessoas para entrarem no ginásio; a obrigação do uso de máscaras, álcool em gel espalhado por todo ginásio, assim como água e sabão nos locais de jogos, conforme orientação da Secretária Municipal de Saúde, foi permitido apenas 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público do ginásio para a entrada de pessoas. Informamos que após a realização deste evento, mesmo com os cuidados sendo tomados, tivemos a infecção de alguns atletas e comissão organizadora, de uma forma rápida houve um surto de Covid-19 em nossa cidade, que está sendo monitorado e controlado por nossas autoridades sanitárias. Sempre primando pela transparência das informações e pela saúde de nossa população, nos colocamos a disposição de todos para quaisquer esclarecimentos. Prefeitura Municipal de Floraí”

Foto: Divulgação Prefeitura de Floraí
Notícias relacionadas

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo