Política Notícias

7 de setembro: Manifestantes começam a se concentrar no entorno da Catedral, em Maringá

Por GMC Online

07/09/2021 às 11:44:52 - Atualizado há
Foto: Letícia Tristão


Na manhã desta terça-feira, 7 de setembro, manifestantes já se concentravam no entorno da Catedral de Maringá. A manifestação oficial está marcada para 15h, mas logo pela manhã manifestantes com bandeiras do Brasil, a favor do Governo Federal, já se concentravam no local.

Segundo a organização, são grupos independentes de caminhoneiros, motociclistas e ciclistas que decidiram começar mais cedo. Muitos manifestantes já percorriam ruas do centro de Maringá buzinando.

Este 7 de setembro também deve ser marcado por atos contra o presidente Jair Bolsonaro em Maringá. A concentração será no estacionamento do Estádio Willie Davids, também às 15h, e deve sair em passeata em um trajeto curto pelas ruas da cidade, de acordo com informações de um dos coordenadores do ato, Humberto Boaventura.

Maringá tem manifestações programadas para 7 de setembro
Estão previstas manifestações pró e contra Bolsonaro no dia 7 de setembro em Maringá. Foto: Divulgação/PMM

De acordo com ele, tradicionalmente é realizado o ato no dia 7 de setembro, que é a pauta do "Grito dos Excluídos". Neste ano, a manifestação incorporou a pauta "Fora Bolsonaro e Mourão", com as bandeiras: em defesa da democracia, contra o desemprego e contra o preço abusivo dos alimentos e das tarifas públicas.

Segurança

O 4º Batalhão da Polícia Militar, de Maringá, informou que vai executar policiamento ostensivo na cidade durante as manifestações do dia 7 de setembro. A informação foi confirmada pelo Major Alexandro Marcolino Gomes, por vídeo.

"Já temos notícias de que teremos duas manifestações na cidade, e faremos a segurança dos manifestantes em ambos os eventos. Toda a Polícia Militar do Paraná vai atuar de forma preventiva em todo o Estado, e aqui em Maringá e região não será diferente. Pedimos a compreensão e a colaboração dos manifestantes para que o façam de forma ordenada, exerçam o seu direito constitucional de forma ordenada, porque do contrário as forças de segurança atuarão. Estaremos em conjunto com a Guarda Municipal e com a Secretaria de Mobilidade do município para prover a segurança para todos, para dar uma organização aos eventos com relação ao fluxo de veículos e segurança pessoal e veículos que estiverem estacionados nas imediações", disse o Major.

A PM também emitiu nota sobre o assunto. Leia na íntegra:

"Estão previstas para o dia 7 de setembro de 2021 em todo o Estado Paranaense, manifestações populares com a concentração de grande número de pessoas, ações que poderão evoluir para práticas desordeiras e ilegais, resultando em crimes de depredação de patrimônio público e privado, além de trazer insegurança aos cidadãos de bem e rompendo com a ordem pública local. Diante desse cenário de instabilidade social, o papel da Polícia Militar será de agir com seus esforços máximos para a Preservação da Ordem Pública nos momentos em que ela for comprometida, garantindo ao cidadão o pleno exercício da livre manifestação. Quando existir a previsão de manifestações, a Polícia Militar executará o policiamento ostensivo e a manutenção da Ordem Pública com ações preventivas e repressivas por meio de ações de presença, abordagens policiais, operações de controle de distúrbios civis, atuando diretamente em atos desordeiros e ilegais (multidões não pacíficas, depredações de patrimônio público e privado, saques a estabelecimentos comerciais etc.), promovidos por grupos manifestantes de qualquer natureza ou ideologia. Atuará preventivamente, com intensificação do policiamento ostensivo em locais de realização de manifestações, repressivamente quando a Ordem Pública for deturpada pela ação de criminosos baderneiros, com a utilização dos recursos necessários para o seu pleno restabelecimento."

Fonte: GMC Online
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo