Geral exame de sangue

Tripulação da Inspiration 4 vai tirar sangue no espaço; entenda o porquê

Por Da Redação

02/09/2021 às 04:56:42 - Atualizado há

Tirar sangue não deve estar no topo de nenhuma lista de desejos do que se fazer no espaço. Porém, para o progresso da ciência, a tripulação da Inspiration 4, a primeira equipe 100% civil a fazer uma viagem espacial, topou coletar e testar algumas gotas de sangue durante sua jornada na órbita da Terra, que está marcada para o próximo dia 15 de setembro.

A decolagem será feita de uma espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, porém, diferente das viagens habituais, a tripulação civil não vai atracar na Estação Espacial Internacional (ISS). Ao invés disso, a equipe vai passar três dias circulando a Terra a uma altitude de cerca de 595 metros. Para efeito de comparação, o voo de Jeff Bezos na New Shepard subiu a pouco mais de 100 metros.

A viagem da Inspiration 4 vai marcar o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde uma missão da Nasa, em 2009, para ajustes no Telescópio Espacial Hubble. Os quatro civis que vão ao espaço vão tirar sangue para coleta de dados ambientais e biomédicos, em uma parceria entre a Escola de Medicina Baylor, a faculdade de pós-graduação em medicina Weill Cornell e a SpaceX.

O objetivo

A equipe do Inspiration4: Hayley Arcenaux (canto superior esquerdo), Chris Sembroski (canto superior direito), Sian Proctor (canto inferior esquerdo) e Jared Isaacman (canto inferior direito). (Crédito da imagem: Inspiration4)

Além de tirar sangue no espaço, os tripulantes passarão por medições de frequência cardíaca com o objetivo de aferir como o sistema imunológico de cada um da equipe reagirá ao tempo gasto na órbita da Terra. As amostras serão coletadas com auxílio de um equipamento de última geração, o Imunoensaio de Fluxo Vertical, um dispositivo para rápida detecção de antígenos em uma amostra.

Também será disponibilizado um dispositivo de ultrassom alimentado por inteligência artificial, o Butterfly IQ+, que vai escanear os órgãos dos tripulantes da Inspiration 4 durante a viagem. A intenção é testar se os civis serão capazes de tirar imagens de nível clínico deles mesmos sem nenhum tipo de ajuda externa durante a viagem espacial.

Leia mais:

Em nota, o comandante e financiador da missão Inspiration 4, Jared Isaacman, declarou que ele e toda a tripulação estão ansiosos em poder ajudar a construir um futuro melhor para os civis que farão viagens espaciais nos próximos anos e décadas. Para Isaacman, a missão marcará o início de uma nova era para a exploração espacial.

Via: Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo