Geral Meio Ambiente

Designer projeta casa para abelhas que reproduz microclima

Por Ciclo Vivo

30/08/2021 às 15:31:48 - Atualizado há

Um abrigo bom para abelhas que ao mesmo tempo é ergonômico e fácil de manejar por apicultores. Assim é o HIIVE, um dos projetos vencedores do James Dyson Award, prêmio internacional de design.

O sistema é baseado no comportamento natural da Apis Mellifera. Tais abelhas preferem habitar em refúgios arredondados e com bom isolamento, naturalmente encontrados em cavidades de árvores. Tendo essa premissa em mente, o designer Philip Potthast, da universidade HTW Berlin, na Alemanha, criou uma inusitada casinha feita de materiais sustentáveis e com sensores de baixo consumo energético.

A princípio sua ideia era apenas projetar caixas de abelhas mais ergonômicas, porém, a tese em Desenho Industrial levou Potthast a realizar um ano de pesquisa e estudos acompanhando o trabalho de vários apicultores. Foi quando se deparou com o tratamento químico usado contra o ácaro Varroa. Matar o maior inimigo das abelhas requer usar substâncias que afetam diretamente o comportamento das abelhas. Tal experiência, que ele caracteriza como chocante, lhe abriu os olhos para o fato de que havia uma questão mais séria a ser resolvida na apicultura do que a ergonomia.

O designer uniu-se a Fabian Wischmann, experiente na área de startups e administração de negócios, para focar na "saúde" das abelhas. Era preciso evitar que abelhas fossem contaminadas e foram os cientistas que apontaram o maior problema das caixas de abelhas convencionais: o microclima.

Seu produto, o HIIVE, foi projetado para replicar o ambiente de uma cavidade de árvore – que é o habitat natural da abelha-europeia. Desta forma, os apicultores podem manter suas abelhas de forma mais natural em comparação com as colmeias tradicionais.

A estrutura possui geometria semelhante a cavidades naturais e é fabricada com plástico reciclado e uma capa de tecido para proteção contra intempéries. Também é isolado com lã de cânhamo, térmico natural, e uma película adicional para controle de umidade. "Graças ao isolamento os insetos têm que usar menos energia para aquecer ou resfriar a casa, esse "tempo de lazer" tem efeitos positivos no comportamento", afirma o designer.

O modelo tem baixo custo de fabricação e pode ser produzido em escala industrial. Neste momento 10 protótipos estão sendo testados em campo.

Fonte: Ciclo Vivo
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo