Política Segurança Pública

Ex-chefe do ICMBio, coronel da reserva em SP pede apoio a ato bolsonarista

Por Da Redação

23/08/2021 às 19:34:06 - Atualizado há

Ex-chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Homero Cerqueira, também passou a engrossar os pedidos para que policiais militares compareçam a atos em favor do presidente da República, no dia sete de setembro. A pauta da manifestação, no entanto, é antidemocrática, já que pede a intervenção do poder Executivo no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso Nacional.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

Em um vídeo enviado durante o final de semana em redes sociais de mobilização bolsonaristas, Homero convocou policiais militares “veteranos”, assim como policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a tropa de ação ostensiva da PM paulista, a comparecerem em um ato marcado na avenida Paulista, contra o que chamou de “ilegalidades e arbitrariedades” – sem no entanto, indicar quem estaria por trás destas ilegalidades.

Homero comandou o ICMBio, autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente responsável por coordenar a conservação de unidades de preservação e parques nacionais, entre os anos de 2019 e 2020, sendo demitido em agosto do ano passado durante a gestão de Ricardo Salles. O coronel fez parte de uma série de militares ligados à PM de São Paulo a estar em cargos de comando na área ambiental.

O fato de o coronel estar na reserva é diferente do coronel Aleksander Lacerda que, ainda na ativa, convocou para atos antidemocráticos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. O ato de insubordinação custou ao coronel seu cargo como comandante do policiamento na região de Sorocaba (SP).

O Congresso em Foco procurou a Polícia Militar do Estado de São Paulo para entender se a instituição endossa a fala do coronel, ou se permitirá que seus policiais compareçam à manifestação. Ainda não obtivemos resposta.


> Milionário oferece custear quem for a ato antidemocrático de Bolsonaro
> STF arquiva queixa crime por prevaricação contra Augusto Aras

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo