Geral Pães de forma

Pães de forma com teor alcoólico comprometem teste do bafômetro

Uma pesquisa inédita da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, revelou marcas de pães de forma com alto teor alcoólico, ao ponto de comprometer o teste do bafômetro.

Por Metrópoles

10/07/2024 às 10:22:39 - Atualizado há
Foto: Folha - UOL

Uma pesquisa inédita da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, revelou marcas de pães de forma com alto teor alcoólico, ao ponto de comprometer o teste do bafômetro.

O estudo divulgado nesta quarta-feira (10/7) avaliou as dez marcas líderes de venda no Brasil. O resultado da pesquisa é surpreendente. Apenas os produtos Pullman e Plus Vita foram aprovados em todas as avaliações.

Três marcas tiveram as piores avaliações. Segundo a Proteste, apenas duas fatias de amostras da Visconti, Bauducco e Wickbold 5 Zeros poderiam resultar em teste positivo no bafômetro.

Oito marcas ultrapassam os níveis de álcool permitidos para crianças, segundo o estudo. São elas: Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys e Wickbold.

Conservantes em pães de forma aumentam álcool

Uma parte considerável dos produtos envolve a fermentação e os açúcares da massa são transformados em álcool etílico. No entanto, normalmente esse álcool evapora no forno.

Acontece que as indústrias estão diluindo uma quantidade maior de conservantes para evitar o mofo. Isso acaba resultando em mais etanol no final do processo, segundo o estudo da Proteste.

"Temos a certeza de que esses produtos com elevado teor alcoólico seriam evitados por numerosos consumidores se fosse de seu conhecimento o que pudemos constatar com rigoroso teste. Por isso, criamos a campanha 'Se tem Álcool, todo mundo tem direito de saber', porque é nossa obrigação sermos mais transparentes com os consumidores", defendeu o diretor executivo, Henrique Lian, em texto divulgado para a imprensa.

Depois da constatação das marcas com alto teor de álcool, a Proteste enviou ofícios para o Ministério da Agricultura e para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sugerindo a determinação de um percentual máximo de álcool e ações de fiscalização.

Fonte: Metrópoles
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo