PolĂ­tica Juliana Dal Piva

Advogados de Juliana Dal Piva peticionam ao STF sobre ataques de Allan dos Santos

Os advogados AndrĂ© Matheus, Lucas Mourão e Diogo Flora, em nome da jornalista Juliana Dal Piva, colunista do portal ICL NotĂ­cias, fizeram na quinta-feira (27) uma representação ao MinistĂ©rio PĂșblico Federal para que sejam investigados os ataques do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos feitos a ela com o uso de prints fraudulentos que ele publica em seu perfil no X desde a sexta-feira (21).

Por ICL Notícias

28/06/2024 às 11:46:48 - Atualizado hĂĄ

Os advogados AndrĂ© Matheus, Lucas Mourão e Diogo Flora, em nome da jornalista Juliana Dal Piva, colunista do portal ICL NotĂ­cias, fizeram na quinta-feira (27) uma representação ao MinistĂ©rio PĂșblico Federal para que sejam investigados os ataques do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos feitos a ela com o uso de prints fraudulentos que ele publica em seu perfil no X desde a sexta-feira (21). AlĂ©m disso, os defensores da jornalista peticionaram uma representação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) para que os fatos sejam incluĂ­dos nos autos do inquĂ©rito das milĂ­cias digitais. A petição ao STF foi direcionada ao presidente da Corte, ministro LuĂ­s Roberto Barroso.

A defesa tambĂ©m pede perĂ­cia nas imagens falsas que Allan dos Santos estĂĄ reproduzindo e atribuindo a Juliana. Na petição, a defesa solicita "que sejam periciados os prints apresentados pelo representado, uma vez que são usados como estratĂ©gia de deslegitimar a investigação da PolĂ­cia Federal, do julgamento no STF e atingir a honra da representante".

As representações são as primeiras de uma sĂ©rie de ações que a jornalista vai mover nos próximos dias em resposta à campanha de difamação de Allan dos Santos e outros integrantes da extrema-direita que se engajaram na divulgação dos prints fraudulentos com ofensas de cunho misógino.

Os advogados expõem que, em meio aos ataques a Juliana Dal Piva, Allan dos Santos tambĂ©m fez menções a um delegado da PolĂ­cia Federal. Por isso, cabe atuação das autoridades federais. AlĂ©m disso, conforme a Lei n.Âș 10.446 de 2002 prevĂȘ atuação federal contra "quaisquer crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteĂșdo misógino, definidos como aqueles que propagam o ódio ou a aversão às mulheres".

Desse modo, apontam os advogados: "Considerando que o crime que serĂĄ exposto na presente notitia criminis foi praticado contra funcionĂĄria pĂșblica (delegado federal) em razão do exercĂ­cio de suas funções, e, em nosso entendimento, ataque misógino coordenado contra a peticionĂĄria, pugna-se para que esta notĂ­cia crime seja remetida aos respectivos órgãos ministeriais competentes para a propositura das ações penais", informa a petição da defesa.

Maconha

Representação foi feita ao Supremo Tribunal Federal

Allan dos Santos foragido

Allan dos Santos estĂĄ foragido desde outubro de 2021, quando o ministro Alexandre de Moraes, do STF, expediu mandado de prisão no âmbito do inquĂ©rito das milĂ­cias digitais. O blogueiro Ă© procurado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, injĂșria, calĂșnia, difamação e incitação ao crime. O caso estĂĄ hĂĄ mais de dois anos sem desfecho.

Juliana Dal Piva Ă© jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV. JĂĄ trabalhou nas redações dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, alĂ©m da revista Época. Foi uma das fundadoras da AgĂȘncia Lupa e colunista do portal UOL.

Atualmente Ă© colunista do ICL NotĂ­cias e repórter do Centro Latinoamericano de Investigação JornalĂ­stica (CLIP) . Em 2019, foi vencedora, junto com a equipe do Jornal O Globo, do prĂȘmio da RelatorĂ­a para la Libertad de Expresión (RELE), concedido pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. Foi finalista do True Story Award 2023 e nomeada ao PrĂȘmio Gabriel GarcĂ­a Marquez de Jornalismo cinco vezes.

TambĂ©m foi finalista do prĂȘmio da Sociedade Interamericana de Imprensa em 2022, entre outras premiações nacionais. Apresentadora do premiado podcast UOL Investiga: A vida secreta de Jair e autora do livro "O Negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar. O livro esteve nas principais listas de best-sellers de 2022 e foi finalista do prĂȘmio Jabuti de 2023.

 


Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo