Política ? Sub-destaques #3

Presidente da Petrobras promete gestão alinhada com governo

Por Brasil de Fato O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou simbolicamente a engenheira Magda Chambriard como nova presidenta da Petrobras nesta quarta-feira (19).

Por Da Redação

20/06/2024 às 14:42:22 - Atualizado h√°

Por Brasil de Fato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou simbolicamente a engenheira Magda Chambriard como nova presidenta da Petrobras nesta quarta-feira (19). Chambriard foi escolhida em maio para substituir Jean Paul Prates após sua demissão.

Em seu discurso na cerimônia de posse realizada no Rio de Janeiro, Chambriard disse que recebeu do presidente Lula a missão de movimentar a Petrobras para que ela movimente a economia. Disse também que ouviu um aviso de Lula: “Não quero confusão nesta empresa.”

Petrobras

A engenheira Magda Chambriand e presidente Lula na cerimônia de posse no Rio de Janeiro (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A engenheira, que iniciou sua carreira na Petrobras, prometeu também seguir rigorosamente o plano estratégico da companhia, que prevê aumento dos investimentos na produção e refino de petróleo, assim como atenção à transição rumo à geração de energia com baixa emissão de gases causadores do efeito estufa.

Chambriard lembrou que o plano foi aprovado por acionistas, incluindo o governo brasileiro. Ela, aliás, disse que sua gestão será alinhada aos interesses do governo. “Nossa gestão está totalmente alinhada com a visão de país do presidente Lula e do governo federal, afinal são nossos acionistas majoritários”, afirmou.

Lucro e desenvolvimento

Lula discursou no evento depois de Chambriard. Disse que quer a Petrobras dando lucro. “Não quero a Petrobras deficitária. Quero ela lucrativa. Quanto mais lucro, mais investimento, mais imposto pago ao Tesouro”, afirmou.

Ele ressaltou que esse lucro deve vir aliado a um projeto de desenvolvimento, geração de empregos e soberania para o país. Refutou a fala de alguns especialistas que, por vezes, defendem que a Petrobras deve focar suas atenções em áreas mais rentáveis e comprar equipamentos estrangeiros por serem mais baratos. “Comprar fora não vai gerar emprego, tecnologia, não vai gerar imposto”, argumentou Lula.

Lula também disse estar feliz por voltar à Petrobras com a empresa em reconstrução. Disse que a operação Lava Jato tentou destruir a imagem da empresa a associando indiscriminadamente à corrupção. Para Lula, tudo não passou de uma farsa para destruir a Petrobras. Ele ressaltou que a empresa está de volta, assim como ele voltou ao governo.

Investimentos em petróleo

Sobre investimentos da Petrobras, a nova presidente afirmou que eles ainda estarão focados no petróleo. Cerca de 70% do previsto no plano estratégico da empresa tem relação com a exploração do combustível fóssil.

Chambriard explicou que isso é necessário para manter a rentabilidade da empresa e financiar projetos de energia limpa. “Não existe falar em transição sem falar quem vai pagar essa conta. É o petróleo é que vai pagar essa conta”, disse ela.

Por conta disso, disse Chambriard, a Petrobras pretende ampliar suas fronteiras exploratórias. A nova presidente afirmou, inclusive, que quer a estatal trabalhando na área da foz do Rio Amazonas, a Margem Equatorial, projeto que é criticado por ambientalistas.

Engenheira começou carreira na Petrobras

Engenheira química e civil, Magda Chambriard entrou na Petrobras em 1980, como estagiária, e trabalhou na empresa por 22 anos. Depois, foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre 2012 e 2016.

A nova presidenta da estatal é diretora da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia desde 2018. Ela também foi coordenadora de pesquisas em óleo e gás na FGV Energia, que é o Centro de Estudos de Energia da Fundação Getúlio Vargas.

Chambriard já expressou ceticismo com relação à privatização de operações da Petrobras. Ela defendeu políticas que estimulem a participação de empresas estrangeiras, mas com a condição de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Leia também

Comitê analisa hoje indicação de Magda Chambriard à presidência da Petrobras

 

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo