Economia Conta de luz

Conta de luz da Copel não terá reajuste na tarifa do próximo ano 

A conta de luz da Copel não terá aumento na tarifa da energia.

Por Da Redação

19/06/2024 às 10:11:19 - Atualizado há
Foto: Agência Estadual de Notícias

A conta de luz da Copel não terá aumento na tarifa da energia. Nesta terça-feira (18), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu o reajuste médio anual de 0%.

A Anel é o órgão regulador federal que calcula a tarifa de energia elétrica de cada área de concessão e comunica às distribuidoras de energia, que aplicam o tauste uma vez ao ano. 

No entanto, nos subgrupos de consumidores, a Aneel determinou uma redução de 0,03% nos próximos 12 meses para os clientes residenciais, profissionais liberais e pequenas empresas atendidos pela Copel em todo o Paraná.

Além disso, o preço da conta de luz da Copel fica abaixo da inflação, já que, nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede o aumento dos preços no país, subiu 3,93%.

Conta de luz da Copel

O cálculo da tarifa é feito com base em diferentes fatores que incluem custo da energia, uso do sistema e encargos setoriais. Para chegar ao valor deste ano, foram abatidos da tarifa créditos do PIS/Cofins gerados por uma ação judicial vencida pela Copel em 2020.

Outro fator que contribuiu para uma tarifa menor para os clientes residenciais foi a redução das parcelas de pagamento dos empréstimos da conta Covid-19 e conta escassez hídrica, que são contabilizados no cálculo da tarifa.

Fonte: Massa News
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo