Sa√ļde Paran√°

Governo decide comprar remédio para criança após suspeita de desvio

O Governo do Paran√° ir√° comprar o rem√©dio de mais de R$ 2 milhões para o tratamento contra um câncer agressivo de uma menina de 11 anos em Cascavel, no oeste do estado.

Por BandNews

19/06/2024 às 10:11:16 - Atualizado h√°

O Governo do Paran√° ir√° comprar o rem√©dio de mais de R$ 2 milhões para o tratamento contra um câncer agressivo de uma menina de 11 anos em Cascavel, no oeste do estado. A decisão, anunciada na terça-feira (18), acontece diante da não entrega do medicamento por parte da importadora respons√°vel pela compra.

Em nota, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ressaltou que a medida considerou ainda o grave estado de sa√ļde de Yasmin e que a aquisição ser√° feita, dentro da legalidade, "observando o procedimento de compra direta da lei de licitação". O prazo dado pelo governo para a chegada do medicamento √© de 30 dias, segundo a mãe da menina, Daniele Campos. Ela tamb√©m disse feliz e ansiosa com a decisão.

Yasmin passa por tratamento oncológico desde 2018. A fam√≠lia travou uma batalha judicial com o governo, de dezembro a abril deste ano, para ter acesso aos rem√©dios de alto custo. A medicação importada dos Estados Unidos deveria chegar ainda em abril, mas a fam√≠lia recebeu um deles apenas em maio, em formato diferente do receitado e com prazo de vencimento para menos um m√™s. O outro chegou apenas em junho, em menor quantidade.

De acordo com o governo estadual, o Estado permanece em busca de ressarcimento dos recursos transferidos para a empresa que não cumpriu com a entrega e com o pedido de medidas coercitivas contra os respons√°veis.

Na Justiça, a PGE solicitou o bloqueio do valor do medicamento nas contas da empresa e, na hipótese de descumprimento da determinação de devolução dos valores, a prisão dos sócios por uso irregular de dinheiro p√ļblico e iminente risco a sa√ļde da paciente.

Reportagem: B√°rbara Hammes

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo