Política ? Home Destaques

Previsão do tempo: Outono termina quente e seco no Brasil

O outono, que se encerra na próxima quinta-feira (20), às 17:51h, terminará com predomínio de sol e tempo seco e quente no Brasil.

Por Da Redação

19/06/2024 às 10:10:57 - Atualizado h√°

O outono, que se encerra na próxima quinta-feira (20), às 17:51h, terminará com predomínio de sol e tempo seco e quente no Brasil. De acordo com a previsão do tempo, o país segue sob atuação de um "veranico", com um grande sistema de alta pressão atmosférica que deixa o ar seco e dificulta o deslocamento normal das frentes frias.

Os meteorologistas do Climatempo apontam que uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (19), o que aumenta o risco de chuva forte no estado. No extremo norte do Brasil, o ar úmido e quente ainda forma nuvens carregadas. Áreas de chuva também crescem na costa leste e norte do Nordeste.

País segue sob influência do “veranico”.

Previsão do tempo

Região Sul

No Sul do país, uma nova frente fria vai causar a formação de nuvens carregadas que se espalham sobre o Rio Grande do Sul, sobre o centro-oeste e sul de Santa Catarina e também pelo oeste e sul do Paraná. Essas áreas podem ter pancadas de chuva.

No estado gaúcho, há a possibilidade de temporais na maioria das áreas. No norte gaúcho e também no extremo oeste de Santa Catarina e na serra catarinense, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes.

Grande Florianópolis, no vale do Itajaí e em todo o centro, norte e leste do Paraná, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, terão sol e tempo seco.

Regiões Sudeste e Centro-Oeste

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, permanece o predomínio de tempo seco e quente. A maioria das áreas dessas duas regiões passam o dia quase sem nuvens e com sol forte.

No litoral norte do Espírito Santo, há a possibilidade de chuva fraca e isolada. No extremo oeste e sul de Mato Grosso do Sul, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas e com pouco volume.

Região Norte

No Norte do país, o sol forte e o tempo seco predominam em Rondônia, no sudeste do Amazonas, em quase todo o Pará e também sobre o Tocantins. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer no extremo norte do Pará, no Amapá, Roraima, no Amazonas e no Acre.

Em Roraima, há ainda a possibilidade de temporais. No Amapá, no litoral e no extremo norte do Pará, e no norte do Amazonas, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes. O oeste do Acre pode ter chuva moderada.

Região Nordeste

A maioria das áreas da região Nordeste terá muito sol, pouca nebulosidade, sem chuva. As nuvens de chuva crescem nas áreas próximas ao litoral nordestino. Pancadas de chuva moderadas são esperadas na faixa litorânea do Ceará até o Maranhão.

Há alerta para pancadas de chuva moderada a fortes na faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Na região de Salvador e de Recife, há alerta para temporais.

Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas e fracas nesta quarta-feira na região da Chapada Diamantina, na Bahia, no sertão da Bahia, de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas. Também pode chover de forma isolada no interior do Rio Grande do Norte, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco.

Inverno deve ter temperaturas acima da média

O inverno deve trazer alívio para as temperaturas que têm se mantido acima da média. A massa de ar seco instalada sobre o país atualmente deve se estender até os últimos dias do outono.

Atualmente, o Brasil está passando por um período de "veranico", com temperaturas acima da média e o tempo seco, com poucos registros de chuva. De acordo com os meteorologistas do Climatempo, o calor deve amenizar na transição para o inverno.

Clique aqui e veja a previsão para a estação.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo