Economia Cotidiano

PR recebe nota máxima em ranking de qualidade fiscal pela 3ª vez seguida

A Contabilidade-Geral do Estado do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), obteve a nota máxima (A) na edição 2024 do Ranking Siconfi, publicação anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que avalia a qualidade das informações fiscais e contábeis dos entes federativos do Brasil.

Por A Rede

18/06/2024 às 13:11:00 - Atualizado há
Foto: aRede

A Contabilidade-Geral do Estado do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), obteve a nota máxima (A) na edição 2024 do Ranking Siconfi, publicação anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que avalia a qualidade das informações fiscais e contábeis dos entes federativos do Brasil. O Paraná alcançou índice de 97,26% no desempenho contábil.

Desde 2019, quando o Estado obteve 87%, o Paraná tem mostrado crescimento na qualidade de suas informações. Nos últimos três anos, o Estado conquistou a nota máxima. Esse desempenho resultou na obtenção do selo ouro por dois anos consecutivos, conquista oficializada por meio de um brasão do Tesouro Nacional que atesta a qualidade das informações estaduais. Nacionalmente, o Paraná ficou em 7º lugar no ranking geral dos estados, com um total de 148,81 pontos.

O Ranking Siconfi avalia a consistência e a qualidade dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais enviados pelos estados através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. Entre os documentos analisados estão a Declaração de Contas Anuais (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).

A contadora-geral do Estado, Gisele Carloto, sublinha a importância da gestão rigorosa dos prazos, da verificação contínua da integridade dos dados e do monitoramento constante das informações contábeis. "Nos últimos anos, o Paraná tem se destacado por seu compromisso evidente com uma gestão fiscal responsável, aprimorando a transparência e cuidando da qualidade dos dados apresentados. O capital intelectual presente nas equipes que atuam nessa área faz uma diferença significativa nesses destaques", ressalta.

O Departamento de Contabilidade da Secretaria da Fazenda, responsável pelas prestações de contas ao controle externo, desempenha um papel crucial na garantia das informações que o Estado apresenta. Esse processo envolve diversas diretorias e núcleos setoriais financeiros de cada pasta do Governo do Estado, além dos órgãos e entidades da administração estadual, que devem abastecer o Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) com precisão.

RANKING - A 5ª Edição do Ranking Siconfi apresentou um aumento no número de itens verificados, agora totalizando 190 verificações distintas, quase o triplo da primeira edição. "Desde a primeira edição do ranking, observa-se um empenho dos entes para melhorar a qualidade de suas informações e, consequentemente, melhorar o seu desempenho," destacou o Tesouro Nacional.

O ranking é dividido em quatro dimensões de avaliação: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e Cruzamento das Informações Contábeis e Fiscais. Nesta última dimensão, o Paraná alcançou um desempenho de 100%.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Fonte: A Rede
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo