Entretenimento Zoo de Curitiba

Rei da Selva! Zoo de Curitiba tem novo morador e outras novidades; saiba os detalhes

Quem for ao Zoológico de Curitiba nesta semana vai encontrar novidades.

Por Nosso Dia

18/06/2024 às 13:10:48 - Atualizado há

Quem for ao Zoológico de Curitiba nesta semana vai encontrar novidades. Nesta segunda-feira (17/6) aconteceu o primeiro voo do casal de harpias (aves de rapina, maiores que águias) no novo recinto construído pela Prefeitura de Curitiba especialmente para essas espécies. Agora as aves têm 1.250 metros quadrados para desfrutarem, o que representa 11 vezes mais espaço do que o previsto pela norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Também chegou um novo leão no local. (Saiba mais no decorrer da matéria)

A ave é a maior do Brasil e uma das três maiores do mundo. O Zoo de Curitiba participa do Projeto Harpia, com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e demais instituições mantenedoras da espécie sob cuidados humanos.

A outra novidade do Zoológico é a presença do leão Dacar, que chegou no dia 12 de junho de São Paulo e agora já pode ser visto pelos visitantes da unidade de conservação de Curitiba.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, a soltura do casal de harpias no novo recinto representa um novo marco para o Zoológico. "As harpias são animais criticamente ameaçados de extinção. Um dos motivos deste novo recinto é para a reprodução da espécie", explicou Evaristo.

O ninho foi especialmente preparado pela equipe do Zoo e terá bastante espaço para as aves. O tamanho da área também chama a atenção, é o maior recinto fechado do Zoológico. "Todo esse espaço vai permitir que as aves alcem voos e exercitem bem a musculatura. Os poleiros, galhos e outros elementos foram pensados para que as aves possam reproduzir aqui o que fariam na natureza", disse Evaristo.

Harpias são soltas em seu novo recinto no Zoológico de Curitiba. Curitiba, 17/06/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Nesta segunda-feira (17/6), o casal formado pelo macho Kauã, que chegou ao Zoo em 2014 vindo do Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, e pela fêmea Kauane, que veio da Universidade de Mato Grosso em 2019, aproveitou e conheceu o novo espaço onde vão viver e tentar se reproduzir.

Rei da Selva

Outro som que poderá ser ouvido nos próximos dias é o rugido do leão Dacar, de 2 anos. Vindo do Zoológico de São Paulo, Dacar está desde o dia 12 de junho no Zoo de Curitiba. O leão está num processo de aproximação para fazer companhia à leoa Zâmbia.

"Esse processo de aproximação leva algumas semanas. O Dacar e a Zâmbia ficam se vendo pelas grades e um sente o cheiro do outro. Quando um está no recinto o outro fica na área de manejo", disse Evaristo.

O leão Dacar veio do Zoo de São Paulo na forma de permuta. Também veio com ele a harpia Morpheus. O Zoo de Curitiba enviou ararajubas e papagaios que nasceram na área de criadouro de espécies ameaçadas de extinção, um espaço fora da área de visitação do Zoo de Curitiba. 

A harpia Morpheus vai formar o segundo casal de harpias com potencial reprodutivo do Zoo de Curitiba.

Zoo de Curitiba

O Zoo é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais, que ficam na área de visitação. São cerca de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. Entre os animais, estão alguns de espécies nativas ameaçadas, inseridos em programas nacionais de conservação.

Mais de 70% dos animais vieram de situações de intervenção humana (apreensões, tráfico, circos, maus-tratos) que impossibilitaram sua soltura na natureza. Hoje, recebidos pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), também encontram abrigo e cuidado na unidade de conservação do Alto Boqueirão.

Serviço

Zoo de Curitiba
Endereço: Rua João Micheletto, nº 1500 - bairro Alto Boqueirão
Horários de visitação: das 10h às 16h, de terça a domingo. Segundas-feiras são para serviços internos de manutenção.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo