Grande Curitiba Parque Newton Puppi

Parque Newton Puppi recebeu evento de conscientização ambiental com mais de 160 escoteiros

No último sábado (15) o Parque Newton Puppi foi o cenário de importantes ações de conscientização devido ao mês do Meio Ambiente.

Por Grande Curitiba

18/06/2024 às 13:09:57 - Atualizado há
Foto: Prefeitura de Campo Largo - IPM Sistemas

No último sábado (15) o Parque Newton Puppi foi o cenário de importantes ações de conscientização devido ao mês do Meio Ambiente. Participaram do evento 165 jovens escoteiros chamados de "lobinhos", em três categorias de faixa etária: de 7 a 10, de 10 a 15 e de 15 a 21 anos.

Cinco grupos de escoteiros se uniram ao MutEco - Desafio 100 mil Árvores, um mutirão de conscientização ambiental com o apoio do Tiro de Guerra e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Campo Largo. Foram eles: Grupo de Escoteiros Gralha Azul, de Araucária, Grupo de Escoteiros Farol do Passaúna, de Curitiba, Grupo de Escoteiros Cavanis, Grupo de Escoteiros Eco 189pr, e ainda o Grupo de Escoteiros União Juventus.

Eles participaram de atividades recreativas em prol do meio ambiente com o Óleo Amigo e a Casa so+ma, e também realizaram a limpeza da trilha do parque e um caça ao tesouro acompanhados dos atiradores do Tiro de Guerra, sob a coordenação do sub tenente Genesio Ballatka.

Como foi - O programa Óleo Amigo, de reciclagem de óleo de cozinha usado e patrocinado pela JBS, é coordenado pela bióloga Thais Ortiz e proporcionou Educação Ambiental de forma lúdica, por meio de experiências e jogos. Eles ainda estabeleceram um ponto de coleta na sede do Grupo Escoteiro Farol do Passaúna, para que o óleo arrecadado seja revertido em benefícios financeiros para as instituições, e para que na fábrica da JBS ele seja utilizado como matéria-prima na fabricação de biodiesel, combustível renovável e menos poluente.

Desde maio de 2023 o município de Campo Largo conta com a casa so+ma, iniciativa que soma esforços para que, cada vez mais, os cidadãos possam transformar a intenção de reciclar em ação prática. Instalada no centro do Município com um contêiner amarelo, a ESG Tech foi uma das parceiras da Prefeitura de Campo Largo que, no final das atividades, realizou junto com a Secretaria do Meio Ambiente o plantio de 70 mudas de árvores oriundas do Horto Municipal, para contribuir com a arborização do Parque Newton Puppi, assim também ajudando na diminuição do efeito estufa.

"A Educação Ambiental passa pelo incentivo de atitudes socioambientais e por termos uma cidade mais verde. Ao levar esse conceito para dentro da comunidade de Escoteiros, e contando com a ajuda da Família Eco, procuramos o engajamento não só das crianças, mas de toda a família, especialmente para a boa prática da reciclagem. Pois a criança que recicla hoje se tornará um adulto mais consciente de suas responsabilidades com a natureza", disse Eunice Kaiser Ortiz, analista social da SMMA.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo