Geral destaque-editoria

Imóveis em Curitiba já valorizaram 8,5% este ano

Os negócios no mercado imobiliário curitibano continuam aquecidos.

Por Da Redação

17/06/2024 às 14:39:40 - Atualizado há

Os negócios no mercado imobiliário curitibano continuam aquecidos. Nos primeiros cinco meses do ano, a valorização acumulada dos imóveis residenciais em Curitiba atingiu 8,5%, segundo informações do índice FipeZap. Este percentual está muito acima da média nacional de 2,9% e também é três vezes mais alto que a inflação medida pelo IPCA, de 2,25%.  

Num período de 12 meses, a valorização dos imóveis na capital paranaense está em 13%, sendo a terceira maior entre as 50 cidades pesquisadas pelo índice FipeZap. 

Na avaliação do presidente da Rede UNA, que reúne 42 imobiliárias de Curitiba, o empresário Elcio Gomes, o índice de velocidade de venda de imóveis, tanto financiados quanto à vista, aumentou tanto, que está sendo preparada uma campanha em busca de proprietários, pois a oferta está diminuindo.

Já o diretor da Cibraco, Adalberto Scherer, que atua há 29 anos no setor imobiliário, considera gratificante o balanço dos primeiros meses do ano. Na sua avaliação, os negócios estão bastante ativos, tanto para lançamentos quanto para imóveis de terceiros.  Também a locação comercial que estava lenta, pois sofreu muito com o período da pandemia, está se recuperando bem. No que diz respeito a financiamentos, a queda dos juros facilita a compra de imóveis. 

Em relação aos bairros com maior demanda para a compra de imóveis em Curitiba, de acordo com informações que me foram passadas pela Cibraco, que é uma empresa com mais de 80 anos de mercado, os destaques ficam para o Centro da cidade, Batel, Água Verde, Vila Izabel, Mercês e Cabral. Também se percebe uma grande expansão de imóveis populares na região da Cidade Industrial. Segundo Adalberto Scherer, Curitiba está expandindo para a Região Sul, pois muitos trabalhadores estão buscando imóveis perto do local de trabalho, que aliás, hoje, é um pré-requisito para algumas empresas.

Além da segurança, o investimento em imóveis continua sendo uma boa opção, embora não ofereça liquidez imediata. Na opinião do empresário Elcio Gomes, mais do que deixar o dinheiro no banco, adquirir um imóvel, seja para morar ou alugar, é a maior garantia de que o dinheiro irá multiplicar, principalmente considerando-se que o mercado deve continuar em alta no segundo semestre do ano.

No caso da Rede Uma, já há dificuldade na captação de novos imóveis. A locação está rápida e apenas 1.500 imóveis estão disponíveis no site, dentre um total de 5.500. Ou seja, 4 mil são para venda.

Também aumentou a procura de imóveis por pessoas vindas de fora de Curitiba. Até o final do ano, e nos próximos dois anos, haverá muitos novos empreendimentos sendo entregues, antecipa o presidente da Rede UNA.

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo