Geral Curitiba

Festival da Palavra de Curitiba começa neste domingo

Com uma homenagem à escritora Conceição Evaristo, começa neste domingo (16) o II Festival da Palavra de Curitiba.

Por Da Redação

16/06/2024 às 08:39:44 - Atualizado há
Foto: Prefeitura Municipal de Curitiba

Com uma homenagem à escritora Conceição Evaristo, começa neste domingo (16) o II Festival da Palavra de Curitiba. O evento literário, promovido pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, contará com a presença de grandes nomes da literatura nacional e internacional.

Conceição Evaristo também será palestrante na noite de abertura, às 19h30, no Memorial de Curitiba. A escritora será homenageada com música. Três cantoras – Katia Drumond, Janine Mathias e Rubia Divino –, acompanhadas de um conjunto musical, cantarão duas canções compostas especialmente para a noite pelo maestro Caio Guimarães. As músicas são baseadas em textos de Conceição Evaristo.

Romancista, contista e poeta, Conceição Evaristo é um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Foi vencedora do Prêmio Jabuti 2015 e, em 2019, foi aclamada como Personalidade Literária do Ano. É também importante teórica de estudos literários afro-brasileiros.

Conceição Evaristo criou o conceito “Escrevivência” para narrar as experiências de vida dos afro-brasileiros. A partir da escrita que nasce do cotidiano, das lembranças e das experiências de vida da própria autora, ela compõe textos que revelam a condição do afrodescendente no Brasil. Esse será o tema de sua palestra no II Festival da Palavra.

Festival da Palavra de Curitiba

A segunda edição do festival terá uma semana de debates, oficinas, filmes, performances e espetáculos. As atividades têm início na segunda-feira (17) e vão até sábado (22), no Memorial de Curitiba, Casa Hoffmann, TUC, Solar da Cultura e outros espaços, encerrando com o show da cantora Zezé Motta no Guairão.

Nomes de destaque fazem parte da programação: Luiza Romão, Sérgio Vaz, Maria Adelaide Amaral, Daniel Munduruku, João Almino, Maria Valéria Rezende, Denise Stoklos, Nelson Maca, além dos internacionais: a francesa Hannelore Cayre, o irlandês Eibhear Walshe, o português Afonso Cruz e a argentina Liliana Heker. O festival contará ainda com cerca de 150 representantes da cena literária curitibana.

Serviço

II Festival da Palavra de Curitiba
De 16 a 22 de junho, no Memorial de Curitiba
Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no Guia Curitiba.

Fonte: Massa News
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo