Política ? Home Destaques

Pix vai ganhar opção de pagamento por aproximação de celular em breve, diz BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira (11) que a instituição está trabalhando, em conjunto com o Google Pay e a Apple Pay, para que em breve seja possível realizar pagamentos por Pix via aproximação do telefone celular.

Por Da Redação

11/06/2024 às 22:08:04 - Atualizado h√°

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira (11) que a instituição está trabalhando, em conjunto com o Google Pay e a Apple Pay, para que em breve seja possível realizar pagamentos por Pix via aproximação do telefone celular.

Segundo Campos Neto, um dos motivos de algumas pessoas ainda usarem mais o cartão de crédito do que o Pix é a praticidade que o pagamento por aproximação traz para os cosumidores.

Campos Neto disse ainda que está sendo feita uma associação com as carteiras digitais, assim como o Google Pay e o Aplle Pay, onde, ao invés de acrescentar o cartão de crédito, seria colocado o Pix.

Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central lembrou que o Pix tem ganhado espaço cada vez mais rápido, chegando a substituir outros produtos bancários.

Desde sua criação, há quase quatro anos, o número de transações via Pix segue crescendo, chegando a duas transações por dia por pessoa bancarizada.

Vazamentos de chaves Pix

Apesar da alta adesão, a ferramenta ainda apresenta algumas falhas que podem ser preocupantes. Nesta terça-feira (11), o BC anunciou o vazamentos de mais de 22 mil dados cadastrais vinculados a chaves Pix que estavam sob responsabilidade de duas instituições de pagamento: Iugu e Pagcerto.

No caso do Iugu, 19.849 dados foram vazados, entre os dias 21 e 27 de maio. Com o Pagcerto, foram 2.197 vazamentos, entre os dias 23 e 24 de abril.

Os dados vazados eram relativos aos nomes dos usuários, CPF com máscara, instituição de relacionamento, número da agência, além de número e tipo de conta.

Em nota, o Banco Central disse que foram falhas pontuais no sistema das instituições, e que nenhum dado sensível foi vazado, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

O BC acrescentou que as pessoas que tiveram seus dados vazados serão notificadas do erro através do aplicativo ou do internet banking da instituição.

No total, já são 10 vazamentos deste tipo desde a criação do recurso em novembro de 2020, e a 5° só este ano.

Leia também:

Banco Central comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Pix atinge marca de 206,8 milhões de operações em um dia e bate novo recorde, diz BC

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo