Pol√≠tica Leilão de arroz

Governo anula leilão de arroz após questionamentos sobre empresas vencedoras

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, informou nesta terça-feira (11) que o governo federal decidiu anular o leilão para a compra de arroz importado.

Por ICL Notícias

11/06/2024 às 14:38:15 - Atualizado h√°

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, informou nesta terça-feira (11) que o governo federal decidiu anular o leilão para a compra de arroz importado. Al√©m do cancelamento, foi anunciada a sa√≠da do secret√°rio de Pol√≠tica Agr√≠cola, Neri Geller.

Segundo Pretto, a decisão de anular o pregão foi tomada depois das empresas vencedoras demonstrarem "fragilidades" para efetuar a importação do cereal. No leilão, que aconteceu na quinta-feira (6) passada, foram compradas 263 mil toneladas de arroz.

"Pretendemos fazer um novo leilão, quem sabe em outros modelos, para que a gente possa ter garantia que vamos contratar empresa com capacidade t√©cnica e financeira [â¬Ä¬¶]. A decisão √© anular este leilão e proceder um novo mais ajustado", disse Pretto em entrevista no Pal√°cio do Planalto.

Segundo Pretto, houve diversos questionamentos sobre a capacidade t√©cnica e financeira das empresas em honrar os compromissos firmados no leilão. Ele acrescentou ainda que não h√° nova data para um novo pregão.

"Não pode colocar dinheiro p√ļblico se tiver qualquer fragilidade ou d√ļvida", disse o presidente da Conab.

Neri Geller pediu demissão da Secretaria de Pol√≠tica Agr√≠cola (Foto: Reprodução)

Governo recebe pedido de demissão

O ministro da Agricultura, Carlos F√°varo, anunciou que o secret√°rio de Pol√≠tica Agr√≠cola, Neri Geller, pediu demissão na manhã desta terça-feira (11).

Segundo F√°varo, pesou na decisão o fato do filho de Gueller, Marcelo Piccini Geller, possuir uma empresa com Robson Luiz de Almeida França.

França √© ex-assessor de Neri Geller e a empresa com o filho do agora ex-secret√°rio de Pol√≠tica Agr√≠cola ÔŅĹ- a Foco Corretora de Grãos ÔŅĹ- foi uma das vencedoras do leilão.

"Não h√° fato que desabone ou que gere qualquer tipo de suspeita, mas que de fato gerou transtorno, e, por isso, [Geller] colocou o cargo à disposição", afirmou F√°varo.

Leilão

Na √ļltima quinta-feira (6), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou leilão para a importação 300 mil toneladas de arroz. Foram adquiridas 263 mil toneladas.

O certame ocorreu após o Tribunal Regional Federal da 4√ā¬™ Região (TRF-4) suspender a liminar do juiz Bruno Risch, da 4√ā¬™ Vara Federal de Porto Alegre, que tinha barrado a compra.

A decisão de realizar leilão para a compra de arroz ocorreu após a trag√©dia clim√°tica que atingiu o Rio Grande do Sul, um dos principais produtores do cereal do pa√≠s. O estado √© respons√°vel por 70% da produção nacional.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo