Política Pato Branco

Prefeitura esclarece incidente no Cemitério Municipal Sambugaro

Nesta segunda-feira, 10, um desmoronamento atingiu o cemitério municipal de Pato Branco, afetando 3 urnas e 1 caixa ossuária.

Por Diário do Sudoeste

11/06/2024 às 14:38:13 - Atualizado h√°

Nesta segunda-feira, 10, um desmoronamento atingiu o cemit√©rio municipal de Pato Branco, afetando 3 urnas e 1 caixa ossu√°ria. O secret√°rio de Meio Ambiente, Matheus Nichetti, em coletiva de imprensa, explicou as causas do incidente e detalhou as medidas que estão sendo adotadas pela prefeitura.

Segundo Nichetti, o problema j√° havia sido identificado no ano passado, durante as chuvas de outubro e novembro. "O munic√≠pio realizou uma contenção na √©poca, e desde então, um processo licitatório foi aberto para a manutenção dos bens p√ļblicos e serviços da prefeitura. Em fevereiro de 2024, liberamos a ordem de serviço para a execução da obra", afirmou o secret√°rio.

No entanto, desde a liberação dessa ordem, a empresa contratada não teria executado os trabalhos no prazo esperado. "Fizemos constantes cobranças à empresa, mas a obra não foi conclu√≠da, seja por problemas da própria empresa ou pelas condições clim√°ticas desfavor√°veis", explicou Nichetti.

Medidas tomadas

Com o in√≠cio das obras na segunda-feira, ocorreu o desmoronamento, que, de acordo com Nichetti, pode ter sido causado por um erro de execução, agora sob verificação pela Secretaria de Engenharia e Obras. "√Č uma situação que nós temos o maior zelo pelas fam√≠lias e prontamente a Prefeitura Municipal moveu todos os esforços necess√°rios para dar uma resolução para esse problema", garantiu o secret√°rio.

No local, al√©m das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e de Engenharia e Obras, tamb√©m estiveram presentes assistentes sociais para prestar apoio às fam√≠lias afetadas, juntamente com a pol√≠cia cient√≠fica, que est√° conduzindo a investigação para determinar se houve falha profissional ou erro de execução.

Nichetti informou que, após a contenção inicial do muro, haver√° um monitoramento cont√≠nuo do talude para verificar poss√≠veis problemas adicionais. "Qualquer nova medida ser√° tomada em conjunto com a Secretaria de Engenharia e Obras", assegurou.

Al√©m disso, ser√° feita a reconstrução das capelas destru√≠das. "J√° providenciamos toda a questão legal dos entes que estavam ali. Realizamos a exumação e translocação para o cemit√©rio Portal do C√©u. A reconstrução ser√° feita, dependendo da condição de estabilidade do local afetado, ou em um novo espaço no Portal do C√©u, que √© mais adequado", explicou o secret√°rio.

A situação segue sob investigação, e a prefeitura de Pato Branco reafirmou seu compromisso em buscar os verdadeiros motivos do desmoronamento e garantir a segurança e a tranquilidade das fam√≠lias afetadas.

Vereador Biruba v√™ falta de ação do poder p√ļblico

O vereador Claudemir "Biruba" Zanco expressou sua opinião sobre o desmoronamento ocorrido no cemit√©rio municipal de Pato Branco, destacando a falta de ação efetiva do poder p√ļblico. Segundo Biruba, a situação j√° vinha sendo cobrada h√° anos, e o incidente, embora triste, não foi surpreendente.

"Recebemos essa informação h√° alguns anos, e a revitalização do cemit√©rio municipal vinha sendo cobrada. Era algo anunciado. Faltou uma ação mais direta do poder p√ļblico para resolver a situação", afirmou Biruba. Ele destacou o impacto negativo sobre a fam√≠lia, que h√° tempos solicitava melhorias e não recebeu o devido retorno.

O vereador tamb√©m criticou a burocracia do sistema. "Para voc√™ refazer a parede, pelo menos desse esses t√ļmulos aqui, dessas capelas, não precisaria de licitação, poderia ser um recurso de valor menor e ter resolvido. O munic√≠pio por v√°rias vezes tentou mapear este concerto e chegou no limite, quando finalmente vieram fazer o necess√°rio, ocorreu essa fatalidade", conluiu Biruba.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo