Política País

Eduardo Moreira recebeu título de Cidadão Paulistano na Câmara Municipal

Criador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL),Eduardo Moreira recebeu nesta segunda-feira (10) o título de Cidadão Paulistano na Câmara Municipal de São Paulo.

Por Da Redação

11/06/2024 às 01:07:12 - Atualizado h√°

Criador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL),Eduardo Moreira recebeu nesta segunda-feira (10) o título de Cidadão Paulistano na Câmara Municipal de São Paulo. Também foi concedido o Voto de Júbilo ao ICL, pelo trabalho em favor da democratização do conhecimento.

A homenagem foi proposta pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB). "O Eduardo Moreira é uma pessoa brilhante. É alguém que entende muito sobre as desigualdades sociais, uma pessoa que se preocupa com a situação do Brasil, das pessoas mais humildes e, por tudo isso, ele luta por um país melhor," disse o vereador.

O jornalista Chico Pinheiro, que participa dos programas do ICL no canal do YouTube fez uma fala inicial. “Vi muitas coisas no jornalismo, mas confesso que é uma alegria enorme, um conforto muito grande e algo que nos renova estar no ICL, fazendo o jornal do ICL, tão jovem, tão intenso e tão livre. Este é o espírito de Eduardo Moreira”, afirmou Pinheiro. “Me sinto muito feliz no ICL, mas não é só pelo jornalismo, é pela esperança — não do substantivo, mas do verbo ‘esperançar’, de Paulo Freire”.

CEO do ICL, Rafael Donatiello deu o testemunho de quem trabalha no cotidiano com Eduardo Moreira. “São poucas as pessoas que, além da vontade e bons discursos, realmente colocam a mão na massa para provocar transformações verdadeiras. Apesar das ações que já vimos ele fazer para São Paulo e para o Brasil, eu que convivo com ele todos os dias posso dizer que o que vemos nas mídias representa muito pouco perto das coisas que ele faz todos os dias e que ninguém fica sabendo”, assegurou Donatiello. “O Instituto Conhecimento Liberta nasceu a partir da crença do Eduardo de que a educação pode revolucionar a sociedade”.

O pai de Eduardo, Luiz Moreira, também deu seu depoimento. “Hoje eu vejo a grandiosidade daquilo que ele produziu. Eu e a Valéria, minha esposa, temos um orgulho muito muito grande desse trabalho dele”, declarou.

A esposa do criador do ICL, Juliana Baroni, falou sobre a homenagem: “Nós estamos todos muito felizes, e você merece esse título porque é o carioca mais paulistano que eu conheço”.

Presidente do TRE-SP., o desembargador Silmar Fernandes elogiou a luta de Eduardo pela democratização do conhecimento e por ser “promotor incansável da justiça social”.

O mais novo cidadão paulistano fez um pronunciamento e tentou traduzir o que o título representa.

“Essa palavra ‘família’ me traz um pouco do que significa receber hoje o título de cidadão paulistano”, afirmou Eduardo Moreira. “A gente criou uma sociedade, bairros, cidades, estados, países, que na verdade são pequenas, médias e grandes tribos. São maneiras de a gente se organizar e em tese se ajudar e se cuidar. Eu acho que receber um título de cidadão paulistano é pra mim um abraço, um acolhimento a alguém que passa a fazer parte dessa tribo dessa família”.

“Eu como cidadão paulistano agora me comprometo ter esse olhar cada vez mais compassivo, cuidadoso, atencioso aos meus irmãos e irmãs que dividem esse espaço nesse tempo comigo”, garantiu.

Eduardo definiu o ICL como “um sopro de esperança” e admitiu que talvez essa vitória não venha na nossa geração.

“Um dia eu quero crer que a gente vai viver numa sociedade mais justa, numa sociedade mais humana, numa sociedade mais digna, onde as pessoas possam ser o que elas quiserem ser e antes de tudo serem simplesmente felizes. Isso vai ter sido uma vitória, sim, de Darcy Ribeiro, de Marielle Franco, de irmã Dulce, de Frei Davi e de todas as pessoas que passaram e deram a sua vida pra construir esse mundo melhor. E quando eles vencerem lá na frente e vibrarem, a gente vai estar junto lá, celebrando essa vitória, porque eles vão carregar toda essa ancestralidade junto com eles. Viva Dandara, viva Zumbi dos Palmares, viva todos que lutaram por um mundo melhor. Viva o ICL, viva vocês, viva a gente estar junto aqui nessa noite, resistindo e acreditando que é possível fazer diferente. Muito obrigado vereador”

.

Vida de Eduardo Moreira

Eduardo é carioca, casado com a atriz Juliana Baroni e pai de três filhos. Formado em engenharia pela PUC do Rio de Janeiro, estudou economia na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), onde foi eleito o melhor aluno do curso dos últimos 15 anos. Foi sócio do Banco Pactual até 2009, onde junto a outros sócios fundou a empresa Brasil Plural e criou a Genial Investimentos. No ano de 2013, Eduardo foi eleito pela revista Época Negócios um dos 40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos. Já em 2016, foi eleito um dos 3 melhores economistas do Brasil pela revista Investidor Institucional.

Ele se notabilizou como liderança e comunicador político após publicar o livro "O Que os Donos do Poder Não Querem que Você Saiba" (2017), que marcou uma virada de rumos na sua vida. Foi então que junto de Rafael Donatiello fundou o Instituto Conhecimento Liberta em 2020, com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento. Hoje, o ICL possui uma ampla rede de comunicação, sendo o programa ICL Notícias, o primeiro lugar em audiência neste segmento na internet.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo