Geral rmc

"Facilita a vida dos trabalhadores", destaca prefeito de Colombo na liberação da Linha Verde

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.

Por Da Redação

09/06/2024 às 17:12:40 - Atualizado há

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter

Praticamente começando em Fazenda Rio Grande e terminando em Colombo, a liberação do trânsito da Linha Verde Norte, manhã deste domingo (9), foi muito comemorada pelos moradores da Região Metropolitana de Curitiba. Presente na inauguração, o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), ressaltou que a obra facilitará e muito a vida dos trabalhadores.

"Esta obra é talvez até mais importante talvez até para a Região Metropolitana. É o principal acesso a Colombo, para bairros como o Maracanã e Guaraituba. Melhora muito a mobilidade urbana e facilita a vida dos trabalhadores", destacou o prefeito, durante discurso aos presentes na liberação do trânsito.

Em seguida, Lazarotto destacou a vitória sobre os entraves burocráticos para que a obra saísse do papel. "Um enorme desafio que muitos acreditavam que não seria vencido, mas hoje isso aconteceu. Parabéns a todas as equipes que aqui trabalharam, que sabem a dificuldade que é vencer a maior etapa que é a burocracia", salientou o prefeito, que recentemente inaugurou a Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo (CITCOL) que promete ter um crescimento ainda mais acelerado com a Linha Verde liberada.

Vista aérea da Linha Verde Norte no trevo do Atuba que teve o tráfego liberado hoje. - Curitiba, 09/06/2024. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Presente na liberação do trânsito na Linha Verde após 17 anos, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), também destacou que, muito mais que de Curitiba, a obra,entregue na manhã deste domingo (9) é de toda a Região, Metropolitana. "Uma obra esperada há tanto tempo e que agora estamos entregando.É uma obra Metropolitana. Que ajuda Curitiba e a Região Metropolitana Norte. Nós somos uma cidade metropolitana Nossa administração ficou marcada por desatar nós", disse o vice-prefeito, acompanhado do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Linha Verde

O Lote 4.1 entregue hoje eve dois contratos rescindidos antes de ser concluído. Inicialmente licitado em 2018, a empresa Terpasul foi contratada, mas o contrato foi rescindido em 2019 devido a atrasos e inconformidades. O segundo colocado, Consórcio Estação Solar, assumiu em dezembro de 2019, mas também não cumpriu o prazo, resultando em nova rescisão em dezembro de 2022.

Uma nova licitação em 2022 levou o Consórcio TC-Linha Verde a assumir as obras do Lote 4.1, com a ordem de serviço assinada em setembro. No final de 2023 começaram as primeiras liberações dos trechos concluídos dentro do lote.

Lotes entregues

O lote 4.1 é o terceiro da Linha Verde entregue na gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel. Foram finalizados e colocados em funcionamento os lotes 3.1 da Linha Verde Norte, entre o Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita, com extensão aproximada de 2,46 km, e o 3.2, com extensão de 2,8 km, que inclui a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri.

Em transformação

A Linha Verde estará sempre em transformação dada a sua característica: uma rodovia que foi transformada em via urbana, com integração metropolitana do transporte público, alteração do uso e ocupação do solo para caráter urbano e implantação de calçadas, ciclovias, polos de desenvolvimento econômico e social no entorno das estações.

É a dinâmica da evolução da cidade pautando as transformações necessárias para a integração do eixo no cenário urbano.

Mesmo com a liberação das pistas ao trânsito, seguem obras complementares na região do Atuba, com serviços de implantação de calçadas, iluminação e paisagismo em alguns trechos.

Na Estrada da Ribeira está em fase final a implantação do pavimento na via marginal esquerda e em vias que dão acesso à Linha Verde. Obras acessórias estão em andamento nas ruas Roaldo Brun, Bernardo Bubniak e Antônio de Cristo.

Paralelamente às intervenções do Lote 4.1, e a partir de contratos distintos, estão em andamento também a implantação de cinco estações-tubo na Linha Verde: Estações Solar, Atuba, Avenida das Torres (Guabirotuba), Jardim Botânico (Jardim Botânico) e Universidade Federal do Paraná - Centro Politécnico (Jardim das Américas). As estações-tubo estão em estágios diferentes de obras, porém, em dezembro estarão todas finalizadas.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo